Primavera Latina: corpo e performance de mulheres latinas nos protestos de 2019
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i1.52841Palavras-chave:
Protestos, América Latina, Repertório como performance, Análise visualResumo
Este artigo busca compreender como os corpos femininos que aparecem em imagens jornalísticas dos protestos da “Primavera Latina” podem ser compreendidos como repertórios de ação política. A partir da articulação entre a noção de repertório como performance (TILLY, 2008) e a teoria performativa de assembleia (BUTLER, 2018), realizou-se uma análise visual de fotografias publicadas em sites jornalísticos brasileiros sobre protestos de diferentes países latinos ocorridos em 2019. Identificamos três tipos de repertórios recorrentes: a) a vulnerabilidade dos corpos femininos nas imagens de confrontos especialmente envolvendo a polícia; b) a vulnerabilidade acionada como potência política, a partir de performances, corpos em luta e outros símbolos e c) a configuração de quem é o povo a partir das inclusões e exclusões feitas pelas imagens.
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Copyright (c) 2023 Regiane Lucas de Oliveira Garcez, Lívia Gomes Laudares, Deize Ferreira Paiva Lopes, Tomás Soares Pereira German, Tayrine Vaz Silva
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