Primavera Latina: corpo e performance de mulheres latinas nos protestos de 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i1.52841

Palavras-chave:

Protestos, América Latina, Repertório como performance, Análise visual

Resumo

 Este artigo busca compreender como os corpos femininos que aparecem em imagens jornalísticas dos protestos da “Primavera Latina” podem ser compreendidos como repertórios de ação política. A partir da articulação entre a noção de repertório como performance (TILLY, 2008) e a teoria performativa de assembleia (BUTLER, 2018), realizou-se uma análise visual de fotografias publicadas em sites jornalísticos brasileiros sobre protestos de diferentes países latinos ocorridos em 2019. Identificamos três tipos de repertórios recorrentes: a) a vulnerabilidade dos corpos femininos nas imagens de confrontos especialmente envolvendo a polícia; b) a vulnerabilidade acionada como potência política, a partir de performances, corpos em luta e outros símbolos e c) a configuração de quem é o povo a partir das inclusões e exclusões feitas pelas imagens.

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Biografia do Autor

Regiane Lucas de Oliveira Garcez, UFMG

Regiane Lucas de Oliveira é professora do  Departmento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil. É  jornalista, mestre e doutora pela mesma universidade. É integrante do Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública (EME).

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Publicado

2023-04-30