Estudo exploratório do financiamento da desinformação na web: fraudes, apostas, trading e clickbaits

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v43i1.56987

Palavras-chave:

Desinformação, Monetização, Publicidade Programática, Publicidade Nativa

Resumo

Há uma lacuna de estudos empíricos acerca dos incentivos econômicos e modelos de financiamento das indústrias e iniciativas de desinformação no Brasil. O objetivo deste artigo é oferecer uma análise das publicidades programáticas que são exibidas em matérias do website de extrema-direta Terra Brasil Notícias. Para isso, desenvolvemos um script de raspagem de dados de anúncios nativos da empresa MGID, compondo uma base de dados de 27.602 inserções durante um mês. Encontramos uma rede de fazenda de conteúdos e anúncios contendo vírus, casas de apostas, fraudes financeiras e compostos milagrosos para redução de peso corporal. Ao final do artigo, debatemos as contribuições com a literatura sobre desinformação e apontamos caminhos para estudos futuros.

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Biografia do Autor

Marcelo Alves Dos Santos Jr, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Graduação de Estudos de Mídia da PUC-Rio. Doutor em comunicação pela UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Mídia, Tecnologia e Dados. Email: marcelo_alves@puc-rio.br

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Publicado

2024-04-30