Real ou Fake: desenvolvimento e aplicação de um jogo de cartas para o combate à desinformação no interior do Pará
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.58268Palavras-chave:
Desinformação, Mídia e Juventude, Letramento Midiático, Amazônia, EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso de materiais didáticos no combate à desinformação para o ensino básico como apoio a ações de educação e letramento midiático. A dinâmica parte de uma pesquisa-ação desenvolvida na Escola de Ensino Médio Dionísio Bentes de Carvalho, em Rondon do Pará/PA, na Amazônia Oriental, local considerado como deserto de notícias devido à escassez de informação jornalística local. A partir de uma pesquisa sobre o consumo de mídia por parte dos jovens do terceiro ano, foi produzido um jogo de cartas chamado Real ou Fake, posteriormente aplicado a esses estudantes. Os resultados evidenciam que o jogo pode ser uma oportunidade de se trabalhar em sala de aula conteúdos atuais e de interesse dos estudantes para que desenvolvam competência crítica em relação à mídia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elaine Javorski, Camila Gusmão, Janine Bargas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.