Real ou Fake: desenvolvimento e aplicação de um jogo de cartas para o combate à desinformação no interior do Pará
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.58268Palavras-chave:
Desinformação, Mídia e Juventude, Letramento Midiático, Amazônia, EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso de materiais didáticos no combate à desinformação para o ensino básico como apoio a ações de educação e letramento midiático. A dinâmica parte de uma pesquisa-ação desenvolvida na Escola de Ensino Médio Dionísio Bentes de Carvalho, em Rondon do Pará/PA, na Amazônia Oriental, local considerado como deserto de notícias devido à escassez de informação jornalística local. A partir de uma pesquisa sobre o consumo de mídia por parte dos jovens do terceiro ano, foi produzido um jogo de cartas chamado Real ou Fake, posteriormente aplicado a esses estudantes. Os resultados evidenciam que o jogo pode ser uma oportunidade de se trabalhar em sala de aula conteúdos atuais e de interesse dos estudantes para que desenvolvam competência crítica em relação à mídia.
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Copyright (c) 2023 Elaine Javorski, Camila Gusmão, Janine Bargas
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