Real ou Fake: desenvolvimento e aplicação de um jogo de cartas para o combate à desinformação no interior do Pará

Autores

  • Elaine Javorski Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará https://orcid.org/0000-0003-1530-5264
  • Camila Gusmão Universidade Federal do Maranhão
  • Janine Bargas Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.58268

Palavras-chave:

Desinformação, Mídia e Juventude, Letramento Midiático, Amazônia, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso de materiais didáticos no combate à desinformação para o ensino básico como apoio a ações de educação e letramento midiático. A dinâmica parte de uma pesquisa-ação desenvolvida na Escola de Ensino Médio Dionísio Bentes de Carvalho, em Rondon do Pará/PA, na Amazônia Oriental, local considerado como deserto de notícias devido à escassez de informação jornalística local. A partir de uma pesquisa sobre o consumo de mídia por parte dos jovens do terceiro ano, foi produzido um jogo de cartas chamado Real ou Fake, posteriormente aplicado a esses estudantes. Os resultados evidenciam que o jogo pode ser uma oportunidade de se trabalhar em sala de aula conteúdos atuais e de interesse dos estudantes para que desenvolvam competência crítica em relação à mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Javorski, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em Ciências da Comunicação e dos Media - Universidade de Coimbra

Downloads

Publicado

2023-12-27