Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.58923

Palavras-chave:

Transparência jornalística, Jornalismo independente, Estratégia

Resumo

A transparência é um valor ascendente no jornalismo ocidental nas últimas décadas. Seu cultivo implica mudanças no comportamento dos profissionais - como a disposição de revelar parte de seus procedimentos - e exige uma postura de maior abertura pública das organizações jornalísticas. No Brasil, meios que se autoproclamam independentes vocalizam um compromisso maior com a agenda por um jornalismo mais transparente. Neste artigo, analisamos os casos da Agência Pública e The Intercept Brasil, a partir de 18 indicadores de três categorias de transparência: organizacional/editorial, financeira e na participação do público. Ao final, os resultados permitiram identificar esforços, lacunas e potenciais de transparência, mas também elementos que ajudam a identificar estratégias de visibilidade que distingam esses meios dos demais.

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Biografia do Autor

Kalianny Bezerra, Universidade Federal de Santa Catarina/Doutoranda no PPGJOR

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduada no Curso de Comunicação Social também da UFRN. É pesquisadora do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) da UFSC. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: jornalismo e desinformação, credibilidade, transparência, teorias da comunicação e do jornalismo.

Rogério Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina/Professor

Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2023-12-27