A Comunicação Pública no campo da pesquisa em Comunicação: aspectos teóricos e empíricos da produção científica brasileira (2013-2022)

Autores

  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Claudia Irene de Quadros Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Naiza Comel Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fabia Ioscote Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Paula Andressa de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Chirlei Kohls Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.59454

Palavras-chave:

Comunicação Pública; Produção científica; Revisão sistematizada.

Resumo

O artigo analisa como o conceito de Comunicação Pública é mobilizado nas pesquisas desenvolvidas na área da Comunicação no Brasil. Observa-se, para tanto, 276 artigos e papers que trazem em seu escopo tal abordagem. Utiliza-se a perspectiva cientométrica que culmina em uma revisão sistematizada, mesclada à perspectiva narrativa.  A discussão trata I) da distribuição institucional das pesquisas; II) dos aspectos temáticos e objetos; III) das organizações promotoras e, por fim, IV) da centralidade do conceito dentro do desenho de pesquisa apresentado. Os resultados indicam: foco na comunicação de Estado, uma perspectiva voltada às redes sociais digitais, centralidade da produção no eixo Sul-Sudeste e o impacto do contexto político e governamental sobre a produção acadêmica da área.

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Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Departamento de Comunicação (UFPR), do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Doutora em Ciência Política (UFSCAR) e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP). 

Claudia Irene de Quadros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do PPGCOM-UFPR. Coordenadora do grupo de Pesquisa COM21. Jornalista e relações públicas pela UFPR, com doutorado em Comunicação pela Universidade de La Laguna e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Pompeu Fabra.

Naiza Comel, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR).

Fabia Ioscote, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Comunicação, na Linha de Pesquisa em Comunicação e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR). Bolsista Capes atuando na Equipe de Comunicação do PPGCOM-UFPR. Mestra em Comunicação na mesma linha de pesquisa do PPGCOM-UFPR. Especialista em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 2008. Licenciada em Docência para a Educação Básica - Letras (FAEL) em 2021. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em 2007. Estudante no grupo de pesquisa COM21 (PPGCOM-UFPR) e integrante da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec) da SBPJor. 

Paula Andressa de Oliveira , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda e Mestre em Comunicação pela UFPR. Especialista em Comunicação Eleitoral e Marketing Político (Unesa) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Unicentro.

Chirlei Kohls, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Novas Mídias, Rádio e TV pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior/Sociedade Educacional de Santa Catarina (Ibes/Sociesc). 

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Publicado

2023-12-27