Playgrounds digitais: affordances, cultura do consumo infantil e a presença das marcas na Roblox
affordances, cultura de consumo infantil y presencia de marcas en Roblox marcas en Roblox
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.59590Palavras-chave:
Consumo infantil, Marcas, Interações, Roblox, PlataformasResumo
O trabalho discute a presença das marcas na cultura do consumo infantil na plataforma de jogos online Roblox, buscando analisar a presença das organizações e das marcas neste ambiente do metaverso por meio do estudo de casos. Caracterizado, portanto, como pesquisa exploratória intencional por observação direta na Roblox, baseando-se em ambientes virtuais que contivessem ações e consumos de marcas dirigidos às crianças, registrando as proposições das interações programadas entre as marcas e os usuários infantis por meio das affordances projetadas na ambiência virtual. Verificamos que Roblox se destaca por seu foco em conteúdo e criatividade gerados pelo usuário, seu ecossistema social e seu modelo de negócios inovador que o tornaram uma das plataformas de jogos mais populares do mundo. Os resultados validam a necessidade de novas análises por meio dos estudos das mediações e das interações.
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