Desfazendo o Estilo Artístico na Era da Ilustração com Inteligência Artificial Generativa: um estudo de Jim Lee com Midjourney
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v43i3.60169Palavras-chave:
Inteligência Artificial Generativa, Estilo Artístico, História em Quadrinhos, Indústrias Criativas, Representação VisualResumo
Este artigo examina a conexão entre a mão humana de um ilustrador, o estilo artístico e as inteligências artifi ciais generativas, centrando-se na tentativa de gerar e replicar o estilo visual de um desenhista de histórias em quadrinhos célebres. Empregam-se métodos mistos, como a auto-observação da interação entre humano e IA (Santos, 2020), a desconstrução da IA utilizada (Munn et al., 2023) e a análise de output (Salvaggio, 2023). O experimento exploratório envolveu a interação do autor com a IAG Midjourney para criar imagens, usando como comando o nome de Jim Lee, ilustrador de quadrinhos norte-americano conhecido por ser um dos principais artistas a representar o estilo dominante nas HQs, o “idealismo” (Brown, 2023). Ao final, discutem-se possíveis implicações teóricas e mercadológicas das possibilidades de imitação maquínica dos estilos artísticos humanos.
Downloads
Referências
AUTOR, 2023.
BATMAN: HUSH 20TH ANNIVERSAY EDITION. Burbank, California: DC COMICS, 2023.
BEATY, B. Comics versus Art. Toronto: University of Toronto Press, 2012.
BENZINE, V. ‘A.I. Should Exclude Living Artists from Its Database,’ Says One Painter Whose Works Were Used to Fuel Image Generators. Artnet, 20 set. 2022. <http://news.artnet.com/art-world/a-i-should-exclude-living-artists-from-its-database-says-one-painter-whose-works-were-used-to-fuel-image-generators-21785352>. Acesso 22 dez. 2022.
BLUM, J. The Comics Industry Takes a Collective Stance Against AI Art Usage. CBR.com, 17 dez. 2022. <https://www.cbr.com/comics-industry-collective-stance-ai-artificial-intelligence-art-usage/>. Acesso 22 dez. 2022.
BROWN, Jeffrey A. Super Bodies: comic book illustration, artistic styles, and narrative impact. Austin: University of Texas Press, 2023.
CEDEÑO MONTAÑA, R.; VAGT, C. Constructing the invisible: computer graphics and the end of optical media. Communication+1, v. 7, n. 1, p. 1-23, 2018.
CÉSPEDES GONZÁLEZ, L. Image Comics: a new flight of excess. In: BRASSETT, J.; REYNOLDS, R. (eds.). Superheroes and Excess. Nova Iorque: Routledge, 2022.
D'ANDREA, C. Pesquisando Plataformas Online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020.
FREUD, S. O Infamiliar [Das Unheimliche]. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Annablume, 2011.
GABOURY, J. Image Objects: An Archaeology of Computer Graphics. Cambridge, EUA: The MIT Press, 2021.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GRAHAM, D.J.; HUGHES, J.M.; LEDER, H.; ROCKMORE, D.N. Statistics, vision, and the analysis of artistic style. WIREs Computational Statistics, v. 4, mar./abr. 2012, p.115-122.
KITTLER, F.A. Die Austreibung des Geistes aus den Geisteswissenschaften: programme des Poststrukturalismus. Padeborn, Alemanha: Schöningh, 1980.
LAMERICHS, N. Generative AI and the Next Stage of Fan Art. Image, vol. 37, n. 1, p. 150-164, 2023.
MEYER, R. The New Value of the Archive: AI Image Generation and the Visual Economy of ‘Style’. Image, vol. 37, n. 1, p. 100-111, 2023.
MUNN, L.; MAGEE, L.; ARORA, V. Unmaking AI Imagemaking: A Methodological Toolkit for Critical Investigation. Julho 2023. Disponível em:
PHIPPS, K.; ADAMS, S.; MURRAY, N.; PIERCE, L. Reinventing the pencil: 21 artists who changed mainstream comics (for better or worse). 20 jul. 2009. Disponível em: <https://www.avclub.com/reinventing-the-pencil-21-artists-who-changed-mainstre-1798218160>. Acesso em 5 out. 2023.
POSTEMA, B. Estrutura narrativa nos quadrinhos: Construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Editora Peirópolis, 2018.
PEPPARD, A.F. The power of the marvel(ous) image: reading excess in the styles of Todd McFarlane, Jim Lee, and Rob Liefeld. Journal of Graphic Novels and Comics, v. 10, n. 3, p. 320–341, 2019.
SALVAGGIO, E. How to Read an AI Image: Toward a Media Studies Methodology for the Analysis of Synthetic Images. Image, vol. 37, n. 1, p. 83-99, 2023.
SANTOS, L.C. Máquinas que falam (e escutam): as formas de agência e de interação das/com as assistentes pessoais digitais. Tese de doutorado (Comunicação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
UNCANNY X-MEN. Nova Iorque: Marvel Comics, n.248, set. 1989.
X-MEN. Nova Iorque: Marvel Comics, n.1, out. 1991.
WILDE, Lukas R.A. Generative Imagery as Media Form and Research Field: Introduction to a New Paradigm. Image, vol. 37, n. 1, p. 71-82, 2023.
WOO, B. Why is so hard to think about comics as labour? Comics Forum, 9 dezembro 2013. Disponível em: <https://comicsforum.org/2013/12/09/why-is-it-so-hard-to-think-about-comics-as-labour-by-benjamin-woo/>. Acesso em: 12 abr. 2023.
WRIGHT, B.W. Comic Book Nation. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márcio Telles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.