Injustiça epistêmica e reafirmação de estereótipos: A representação do cientista no Fantástico e Domingo Espetacular durante a pandemia da Covid-19
The representation of scientists on Fantástico and Domingo Espetacular during the Covid-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v43i1.61118Palavras-chave:
Pandemia de Covid-19, Representação midiática, Cientistas, Fantástico, Domingo EspetacularResumo
Sob o pano de fundo da pandemia da Covid-19, objetivamos com este estudo analisar como os cientistas são representados em dois programas de revista eletrônica, considerando a diversidade de gênero e raça e refletindo sobre injustiças epistêmicas. Em particular, analisamos as matérias sobre vacinação exibidas no Fantástico (TV Globo) e Domingo Espetacular (Record TV) de março de 2020 a agosto de 2021. Ao todo, identificamos e submetemos à análise de conteúdo 48 matérias em que cientistas foram entrevistados. Nessas matérias, os cientistas mais acionados como porta-vozes da ciência são homens e brancos, sem qualquer registro de cientistas pretos. Os resultados apontam, portanto, para a reafirmação de estereótipos no campo científico, historicamente associado à imagem da branquitude como fonte de saber.
Downloads
Referências
AUTOR/A, 2023
AUTORES, no prelo
AUTOR/A et al., 2019a
AUTORES, 2012
AUTOR/A et al., 2017
AUTOR/A et al., 2019b
ALVES-BRITO, A.; MASSONI, N.T.; GUERRA, A. & J.R. MACEDO. Histórias (in)visíveis nas ciências. Cheikh anta diop: um corpo negro na física. Revista da ABPN, v. 12, n. 31, p. 290-318, 2020.
AMEND, Elyse & SECKO, David M. In the face of critique: A metasynthesis of the experiences of journalists covering health and science. Science communication, v. 34, n. 2, p. 241-282, 2012.
ASH, E.; DURANTE, R.; GREBENSCHIKOVA, M. & SCHWARZ, C. Visual representation and stereotypes in news media. p. 44, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3934858. Acesso em: Outubro de 2023.
BARROS, S. C. DA V. & MOURÃO, L. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicologia em Estudo, v. 25, p. e46325, 2020.
BOLSON, Bibiana Hegele. A Folha de São Paulo e o racismo no futebol brasileiro: análise das coberturas jornalísticas nos casos Desábato/Grafite e Patrícia Moreira/Aranha. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2016.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CAMPANI, Daiana & GIERING, Maria Eduarda. Argumentação em tuítes sobre ciência na pandemia. Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 22, n. esp., p. 16-39, 2022.
CHAMBERS, David Wade. Stereotypic images of the scientist: The draw-a-scientist test. Science Education, v. 67, n. 2, p. 255-265, 1983.
CARNEIRO, Aparecida Sueli & FISCHMANN, Roseli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Acesso em: 18 dez. 2023.
CASTREJON, María M. et al. The impact of COVID-19 and catch-up strategies on routine childhood vaccine coverage trends in Latin America: A systematic literature review and database analysis. Human Vaccines & Immunotherapeutics, v. 18, n. 6, p. 2102353, 2022.
COMERCIAL RECORD TV. Domingo Espetacular. n.d. Disponível em: http://comercial.recordtv.com.br/programacao-nacional/domingo-espetacular/informacoes-de-midia/ Acesso em: nov. 2022.
CORREIA, É. M.; PINHEIRO, V. D. J. C.; CARVALHO, T.; JESUS OLIVEIRA, C. & dos SANTOS JÚNIOR, M. A difusão da informação no jornalismo científico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, pp. 1-19, 2021.
FERGUSON, S. L., & Lezotte, S. M. Exploring the state of science stereotypes: Systematic review and meta‐analysis of the Draw‐A‐Scientist Checklist. School Science and Mathematics, v. 120, n. 1, p. 55–65, 2020.
FERREIRA, Edimara Maria; TEIXEIRA, Karla Maria Damiano & FERREIRA, Marco Aurelio Marques. Prevalência racial e de gênero no perfil de docentes do ensino superior. Revista Katálysis, v. 25, p. 303-315, 2022.
FERTIG, André. História, Memória e o Império do Brasil: Januário da Cunha Barbosa, Karl von Martius e a Criação de um Passado para o Brasil. Revista Sociais e Humanas, v. 19, n. 1, p. 43-49, 2006.
FRICKER, Miranda. Epistemic injustice: Power and the ethics of knowing. Oxford, Oxford Academic Press, online edn, 2007.
FRICKER, M. Injustiças Testemunhais Institucionalizadas: A construção do Mito da Confissão. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, [S. l.], v. 9, n. 1, 2023.
GANS, H. The Creator-Audience Relationship in the Mass Media: an Analysis of Movie Making. IN ROSENBERG B.-White D. (eds), Mass Culture. The Popular Arts in America, Free Press, Glencoe, p. 315- 324, 1957.
GUERREIRO NETO, Guilherme. O jornalismo como instituição social. In: Trabalho apresentado no XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Fortaleza. 2012.
GONZALES, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, v. 2, n. 1, p. 223-244, 1984.
GLOBO ADS. Fantástico. s.d. Disponível em: https://globoads.globo.com/solucoes/multiplataforma/produtos/#fant%C3%A1stico Acesso em: 07 nov. 2022.
GUAZINA, Sônia & GUIMARÃES, Isabel Padilha. O super corpo negro: a representação do lutador anderson silva, no comercial The Great Preparation, da cerveja Budweiser. Animus: Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 15, n. 29, p. 124-144, 2016.
GROSFOGUEL, Ramón. The structure of knowledge in westernised universities: Epistemic racism/sexism and the four genocides/epistemicides. Human Architecture: Journal of the sociology of self-knowledge, v. 1, n. 1, p. 73-90, 2013.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. In: ITUASSU, Arthur (Org.). Rio de Janeiro, Editora PUC-Rio, Apicuri, 260p., 2016.
HO, Lee Lee, et al. Impact of the SARS-CoV-2 pandemic on vaccine-preventable disease campaigns. International Journal of Infectious Diseases, v. 119, p. 201-209, 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) - 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
LACKEY, Jennifer. False Confessions and Testimonial Injustice. Journal of Criminal Law and Criminology, v. 110, n. 1, 2020.
MARTIUS K. F. V. & J. H. RODRIGUES. Como se deve escrever a História do Brasil. Revista de História de América, n. 42, p. 433-458, 1956.
MEAD, Margaret & METRAUX, Rhoda. Image of the scientist among high-school students: A pilot study. Science, v. 126, n. 3270, p. 384-390, 1957.
MÍDIA DADOS BRASIL. Para todxs. Grupo de Mídia São Paulo, 2021.
MEDINA, José. The Relevance of Credibility Excess in a Proportional View of Epistemic Injustice: Differential Epistemic Authority and the Social Imaginary, Social Epistemology, 25:1, p. 15-35, 2011.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social / Serge Moscovici: editado em inglês por Gerard Duveen: traduzido do inglês por Pedrinho A. Guareschi. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
NEWMAN, Nic; FLETCHER, Richard; ROBERTSON, Craig T.; EDDY, Kirsten & NIELSEN, Rasmus K. Reuters Institute Digital News Report 2022. Oxford: Reuters Institute; Universidade de Oxford, 2022.
NGUYEN, A., & TRAN, M. Science journalism for development in the Global South: A systematic literature review of issues and challenges. Public Understanding of Science, 28(8), 973–990, 2019.
REUTERS INSTITUTE. Digital News Report 2022. Reuters Institute for the Study of Journalism, Edition, 2022.
SALES, Suewellyn Cassimiro, e Patrícia de Souza Nunes. Mulheres negras nas imagens de controle: da construção de imaginários racistas à imposição de lugares subalternos na mídia. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL, 2021.
SANTOS, Breno R. G. 2007. Injustiça Epistêmica. In: OLIVEIRA, Rogel Esteves de; ETCHEVERRY, Kátia Martins; RODRIGUES, Tiegue Vieira & SARTORI, Carlos Augusto (Orgs.) Compêndio de Epistemologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022.
SHET, Anita et al. Impact of the SARS-CoV-2 pandemic on routine immunization services: evidence of disruption and recovery from 170 countries and territories. The Lancet Global Health. v. 10, n. 2, p. e186-e194, 2022.
SCHIENBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência?. Bauru, SP, EDUSC, 2001.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 3. ed. Lisboa: Presença, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel Damasceno, Amanda Medeiros, Michelle Carneiro, Luisa Massarani, Thaiane Oliveira, Marina Ramalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.