Convivendo com as catástrofes: vídeos sobre crise climática no TikTok Brasil

videos on TikTok Brazil about the climate crisis

Autores

  • Daniela Zanetti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Henrique Antoun UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.22409/f1k4e465

Palavras-chave:

Crise climática, TikTok, Discurso, Vídeos curtos, Mídias sociais

Resumo

 O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou identificar como o tema da crise climática é tratado em vídeos do TikTok Brasil. A proposta foi investigar como se constituem os discursos sobre a crise climática nos vídeos que ganham mais repercussão nessa plataforma, que agentes participam dessa produção discursiva e como os diversos atores sociais são acionados e implicados no fenômeno. A análise dos 162 vídeos coletados em 2024 considerou aspectos formais e os textuais, a fim de identificar as categorias discursivas mais relevantes e os agentes sociais acionados, ancorando-se na análise audiovisual e na análise do discurso. Destaca-se a preponderância dos videoselfs com imagens comprobatórias, a repercussão de eventos climáticos extremos e a constatação por parte dos influenciadores de que já estamos vivenciando os efeitos da crise climática, contradizendo os negacionistas.

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Biografia do Autor

  • Daniela Zanetti, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (PÓSCOM-UFES). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Letras pela Universidade Mackenzie (MACKENZIE). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). No doutorado, desenvolveu pesquisa sobre a produção audiovisual nas/das periferias brasileiras, que resultou no livro O cinema da periferia: narrativas do cotidiano, visibilidade e reconhecimento social (Edufba). Desde 2011 coordena o grupo de pesquisas Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT) e atualmente investiga as relações entre audiovisual, novas mídias e cibercultura, as transformações da audiovisualidade na cultura digital, comunicação e territorialidades e ciberativismo. Também coorganizou os seguintes e-books: Comunicação e territorialidades: poder e cultura, redes e mídias (Edufes), Minorias midiatizadas: gêneros, etnias e territórios (Edufpel), Pesquisas em comunicação: desafios do presente nas mediações digitais (Edufes) e Audiovisualidades contemporâneas: estética, política, tecnologia (Edufes). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Aberta de Lisboa, em Portugal (2016), e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2024).

  • Henrique Antoun, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

    Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado Sanduíche em Sociologia da Comunicação pela Universite de Paris V (Renée Descartes) (1992) e pós-doutorado no McLuhan Program in Culture and Technology da Universidade de Toronto (2006). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretor do departamento de Fundamentos da Comunicação da Escola de Comunicação entre 2008 e 2012 e coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da UFRJ entre 2008 e 2010. Foi Secretário Executivo da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - de 2007 a 2009, membro do seu Conselho Fiscal de 2009 a 2011 e é membro do seu Conselho Científico Deliberativo desde 2011. Foi coordenador do grupo de trabalho "Comunicação e Cibercultura" da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação - de 2007 a 2009. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, comunicação, politica e ética. Publicou 24 artigos em periódicos especializados e 41 trabalhos em anais de eventos. Possui 1 livro, 12 capítulos de livros publicados, 1 prefácio e 1 posfácio. Publicou 9 artigos em Jornais de Notícias e 2 artigos em revistas. Apresentou 113 trabalhos sobretudo em Seminários e Conferências. Possui 60 itens de produção técnica. Fez 5 relatórios de pesquisa. Supervisionou 1 trabalho de pós-doutorado. Orientou 27 dissertações de mestrado e co-orientou 1, orientou 7 teses de doutorado, além de ter orientado 10 trabalhos de iniciação científica e 16 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Comunicação e Design. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Entre 1998 e 2004 participou de 6 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 4 destes. Desde 2007 coordena projetos de pesquisa com bolsa PQ2 do CNPq. Atualmente coordena o CIBERCULT - laboratório de comunicação distribuída e transformação política na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-08-29