Procedimentos de construção da imagem do povo e do cineasta em Santo Forte, filme de Eduardo Coutinho
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v2i17.355Keywords:
Imagem do povo, imagem do cineasta, Santo Forte, Eduardo CoutinhoAbstract
Este artigo procura analisar a imagem do povo no filme Santo Forte, de Eduardo Coutinho. Procuramos mostrar que, a partir dos procedimentos de valorização da imagem do povo, o que temos neste filme é a valorização da imagem do cineasta. Para valorizar a imagem do cineasta, procedimentos diversos serão utilizados: uma aparente naturalidade da entrevista, a transmissão da sensação de "verdade" popular, e a tentativa de mostrar uma intimidade entre entrevistado e entrevistador. As entrevistas, no entanto, quando nos esforçamos para ver que está por trás das aparências mais imediatas de Santo Forte, revelam que o grande personagem deste filme não é o povo, mas o cineasta.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2007-12-01
Issue
Section
Artigos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.