Agentes.com: cognição, delegação, distribuição

Autores

  • Fernanda Bruno
  • Paulo Vaz

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i07.473

Resumo

O artigo explora dois aspectos da relação dos indivíduos com o espaço informacional da Internet: a simultaneidade entre proximidade tecnológica e distância cognitiva da informação e a necessidade de delegar a dispositivos técnicos parte da tarefa de seleção e busca de informações. Tais aspectos permitem problematizar duas teses correntes sobre a Internet: a que afirma o caráter ilimitado desta midia, marcada pela ausência de limites na produção e circulação de informações, e a que define a Internet corno uma tecnologia cognitiva que estende a complexidade do pensamento humano, fundada numa concepção protética da tecnologia. Visando mostrar como uma forma de limite desponta no interior da Rede e propor uma acepção da Internet como tecnologia cognitiva que, no lugar da noção de prótese, privilegia os processos de delegação e de distribuição na relação entre os objetos técnicos e o pensamento, analisamos os agentes que assistem as estratégias de compra e venda da Amazori.com .

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