Dick Tracy, o filme high concept e o cinema brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i13.499Keywords:
cinema, high concept, pós-clássico, Nova Hollywood, espectadorAbstract
Dick Tracy (Warren Beatty, 1990) é um exemplo bastante consistente do que o meio cinematográfico norte-americano tem denominado "high concept i-novie". Caracterizados pelo excesso estilístico e pela fragilização da narrativa, e considerados a manifestação central de um suposto cinema hollywoodiano pós-clássico ("post-classical Hollywood cinema"), estes filmes são o produto de uma inédita determinação da forma por aspectos mercadológicos e industriais. O trabalho de estilização realizado sob a moldura de uma narrativa simples, porém modular - verifica-se uma autonomização de seções do filme que excedem, individualmente, aos requisitos da narrativa - oferece os ícones, imagens e descrições telegráficas da trama utilizados como ganchos de marketing. Tomando como objeto analítico o filme de Beatty, o artigo procura apontar as implicações deste formato textual e mercadológico do filme high concept sobre os modos de espectatorial idade cinematográfica contemporâneos, pensando o seu entendimento como contribuição para o permanente esforço do cinema brasileiro com vistas à conquista de mercado e repercussão cultural.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2005-12-01
Issue
Section
Artigos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.