"Mães cuidam, pais brincam": metodologia, bastidores e resultados de uma pesquisa sobre publicidade e gênero / Mothers care, fathers play: methodology, backstage and results of a research on advertasing and gender
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i28.578Keywords:
publicidade de homenagem, maternidade, paternidade, metodologiaAbstract
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a metodologia e os principais resultados obtidos em pesquisa de doutorado sobre a publicidade de homenagem destinada a mães e pais. As ferramentas de recorte e apropriação da empiria são descritas, assim como os processos nos bastidores da pesquisa. As conclusões da tese apontaram para a permanência das funções de cuidado na esfera materna, com algumas importantes e ambivalentes inserções do pai nessa atividade. Nas peças analisadas, há diversidade e mobilidade nas representações de pais, enquanto os anúncios e comerciais relacionados às mães confirmam a manutenção e fixidez de normas e valores tradicionais para a maternidade, pendendo para estereótipos e construções solidificadas. Alguns indícios de transformações e deslocamentos nas relações parentais e de gênero foram encontrados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-29
Issue
Section
Artigos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.