Um balanço dos estudos de esporte no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação de 2012

Autores

  • Rafael Fortes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro (RJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i30.678

Palavras-chave:

esporte, metodologia, Intercom.

Resumo

O artigo analisa os trabalhos do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Esporte publicados nos anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (CBCC), realizado em setembro de 2012, tendo o esporte como tema central. Foram lidos todos os 33 artigos relativos ao GP Comunicação e Esporte. Do ponto de vista qualitativo, discute-se a consistência teórico-metodológica e a observância de parâmetros de cientificidade. Conclui-se que diversos trabalhos ainda apresentam fragilidades nestes aspectos. Do ponto de vista quantitativo, levou-se em conta a modalidade esportiva analisada e o tipo de mídia/material investigado. A análise mostra que a ampla maioria é dedicada ao futebol e que a mídia mais frequente como fonte e/ou objeto é a internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fortes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro (RJ)

Departamento de Ciências Sociais, área de Comunicação.

Downloads

Publicado

2014-08-31