Multiple Temporalities:cultural analysis of Figueroas' music videos and performance from the maps of cultural mediations and cultural mutations

Authors

  • Itania Maria Mota Gomes Universidade Federal da Bahia, Brasil
  • Thiago Emanoel Ferreira dos Santos Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia
  • Carolina Santos Garcia de Araújo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia
  • Edinaldo Araujo Mota Junior Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i3.1066

Keywords:

Temporalidades, Espacialidades, Gêneros midiáticos, Performance, Figueroas

Abstract

In this article we articulate the maps of cultural mediations and cultural mutations, as proposed by Martín-Barbero (2006; 2009a; 2009b; 2014), in the analysis of the duo Figueroas' performance and music videos. These methodological choices allow us to observe how this product is embedded in a context marked by a techno-communicative environment that challenges temporalities and spatialities, juxtaposing cultural matrices and music references, especially those coming from theNorth, Northeast and Southeast of Brazil. Figueroas uses mockery and the culture of memes, set in production and consumption strategies characteristics of the Internet, to connect different media genres, among them, lambada, bregaand guitarrada.
Keywords: Temporalities; Spatialities; Media genres; Performance; Figueroas.

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Author Biographies

Itania Maria Mota Gomes, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2000) e bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq desde março 2005. É membro titular do Comitê de Assessoramento Artes, Ciência da Informação e Comunicação (CNPq). Coordena o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (http://tracc-ufba.com.br/ ). Realizou Estágio Sênior na Columbia University/USA, 2013/2014 e pós-doutorado em 2006/2007 na Université Sorbonne-Nouvelle (Paris III), ambos com bolsa CAPES. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação/COMPÓS no biênio 2009/2011 e vice-presidente no biênio 2011/2013. É Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1995), Jornalista, com graduação em Comunicação/habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1990), e Assistente Social, com graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1987). Professora Associada IV da Universidade Federal da Bahia, lotada no Departamento de Comunicação. Coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (www.telejornalismo.facom.ufba.br), entre 2002 e 2016 .É pesquisadora na área de Comunicação, com ênfase em Cultural Studies, Comunicação Audiovisual, Televisão, Telejornalismo, Estudos de Recepção, Teorias da Comunicação e Teorias do Jornalismo.

Thiago Emanoel Ferreira dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA), com período de doutorado-sanduíche na Sorbonne-Nouvelle (Paris 3). Membro do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC/UFBA). Mestre pelo Póscom/UFBA. Graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na Universidade Federal da Bahia; ex-bolsista de iniciação científica do CNPq no Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (FACOM/UFBA), coordenado por Itania Maria Mota Gomes e ex-bolsista AT do mesmo grupo. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos culturais, telejornalismo, produções audiovisuais online, cultura política e gênero televisivo.

Carolina Santos Garcia de Araújo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora voluntária do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), coordenado por Itania Maria Mota Gomes.

Edinaldo Araujo Mota Junior, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA). Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador voluntário do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), coordenado por Itania Maria Mota Gomes.

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Published

2017-12-26