Pabllo Vittar, Gloria Groove e suas performances: fluxos audiovisuais e temporalidades na cultura pop
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.19455Keywords:
Fluxos Audiovisuais, Temporalidades, Performance, Pabllo Vittar, Gloria Groove.Abstract
Este artigo propõe uma análise que compreende a relação entre os fluxos audiovisuais e culturais como vetores que operam configurações políticas, estéticas e sociais da experiência, tendo como estudo de caso as performances drags de Pabllo Vittar e Gloria Groove. A plataforma YouTube é tomada como um dispositivo que, ao posicionar os corpos das artistas, abre possibilidades de processos de subjetivação que atravessam as identidades de gênero, gêneros midiáticos e a própria temporalidade da experiência. Percebem-se, dessa forma, articulações que remetem às experiências do passado no presente, do presente no presente e problematizações do presente/futuro.Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo?. outra travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, jan. 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576/11743>. Acesso em 05 mar. 2018.
CARDOSO FILHO, Jorge; GUTMANN, Juliana; AZEVEDO, Rafael. Performances e memória em expressões televisivas. Revista Famecos. vol. 24, n° 3. Porto Alegre, 2017, p. 26917.
CARDOSOS FILHO, Jorge. El cultivo retórico de la escucha. El Oido Pensante, v. 02, n.02, 2014, p. 01 - 18.
DO CARMO, Sidney Gonçalves. Garota Fantástica. Folha de São Paulo, São Paulo, 06 ago. 2017. Ilustrada, p. C1.
GOMES, Itania. Raymond Williams e a hipótese cultural da estrutura de sentimento. In: GOMES, Itania; JANOTTI JÚNIOR, Jeder (org). Comunicação e Estudos Culturais. Salvador: EDUFBA, 2011.
GOMES, Itania et al. Temporalidades múltiplas: análise cultural dos videoclipes e da performance de Figueroas a partir dos mapas das mediações e das mutações culturais. Revista Contracampo, vol. 36, n. 3, Niterói, 2017.
GOULART, Ana Paula; LEAL, Bruno & GOMES, Itania. A historicidade dos processos comunicacionais: elementos para uma abordagem In: MUSSE, Christina Ferraz; VARGAS, Herom & NICOLAU, Marcos (orgs.). Comunicação, mídias e temporalidades. Salvador/Brasília; EDUFBA/COMPÓS, 2017, pp. 37–58.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Jesús Martín-Barbero: As formas mestiças da mídia. Entrevista à revista Fapesp. Revista Fapesp, edição 163. Setembro de 2009b. Disponível em <http://revistapesquisa.fapesp.br/2009/09/01/as-formas-mesticas-da-midia/>. Acesso em 26 de fevereiro de 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.
______. Políticas da Escrita. São Paulo: Editora 34, 1995
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
______. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
______. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
______. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Published
Versions
- 2021-03-17 (2)
- 2018-12-28 (1)
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.