“É muito a nossa cara!” Jogo DR como produto midiático para abordagem da violência nas relações afetivo-sexuais na adolescência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.57892

Keywords:

Game, Violence, Teenagers, Gender, Communication

Abstract

The media influence in the reflective and critically formation citizen process gives rise to this study. The aim was to develop a game to address violence in affective-sexual relationships among adolescents from a gender perspective. The methodology was developed in stages (since the conception to evaluation) and several theories and procedures were used according to the stage. The results were the basis for the design and development of a game to address the violence in a playful way, without the social constraints of daily life and the right and wrong concepts, in order to mobilize critical thinking and enabling discursive practices for reframe the meanings that involve affective-sexual relationships.

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Author Biographies

Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Rebeca Nunes Guedes de Oliveira. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Pós Doutorado pela Universidade de São Paulo ( tecnologia lúdico-educativa para o enfrentamento da violência de gênero), São Paulo, Brasil. Docente Permanente Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de interesse Público da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e do Mestrado Profissional em Inovação no Ensino em Saúde da USCS. Lider do Grupos de Pesquisa Gênero, Mulher e Cidadania: perspectivas interdisciplinares em saúde e comunicação. 

 

João Batista Freitas Cardoso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul/ Universidade Presbiteriana Mackenzie

Publicitário e Designer, com Pós-Doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), possui doutorado e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) . É docente permanente do Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGCOM/USCS), e professor no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CCL/UPM). Líder do GP O Signo Visual nas Mídias, cadastrado no CNPq.

Maria Raquel Gomes Maia Pires, Universidade de Brasília - UnB

Possui doutorado  em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB), pós-doutorados nas áreas ciencias sociais, migrações e gênero (2017, ISCTE/IUL, Lisboa-PT) e design de jogos na saúde (2011, UnB). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para a Infância e Juventude, UnB. Pesquisadora do grupo de pesquisa NESPROM - Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde (NESPROM/Ceam/UnB), no qual coordena a linha Recriar-se (arte, lúdico, saúde e educação), voltada ao desenvolvimento de jogos ambientado nas políticas públicas para as mulheres e da saúde. Integra o grupo de pesquisa Violes (pesquisa sobre tráfico de pessoas, violência e exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes), ambos cadastrados no diretório de grupos do Cnpq. 

Elisa Maria Curci Grec Huertas, Centro Universitário Fundação Santo André

Doutoranda em Comunicação em mídias, desinformação e fake news pela Universidade Paulista. Mestre em Comunicação de Interesse Público pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2020) .  Professora no curso de comunicação no curso de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Fundação Santo André.  

Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca, Universidade de São Paulo

Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1990). É Livre Docente em Enfermagem em Saúde Coletiva e atualmente é Professora Titular Sênior da Universidade de São Paulo.  É Líder do Gruopo de Pesquisa Gênero, Saúde e Enfermagemv cadastrado no diretório do CNPq e  Membro Titular da Câmara Técnica de Atenção Básica do Conselho Nacional de Saúde e Membro Suplente da Comissão Interministerial de Saúde da Mulher do Conselho Nacional de Saúde.

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Published

2023-08-31