A Comunicação Pública no campo da pesquisa em Comunicação: aspectos teóricos e empíricos da produção científica brasileira (2013-2022)
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i3.59454Keywords:
Comunicação Pública; Produção científica; Revisão sistematizada.Abstract
O artigo analisa como o conceito de Comunicação Pública é mobilizado nas pesquisas desenvolvidas na área da Comunicação no Brasil. Observa-se, para tanto, 276 artigos e papers que trazem em seu escopo tal abordagem. Utiliza-se a perspectiva cientométrica que culmina em uma revisão sistematizada, mesclada à perspectiva narrativa. A discussão trata I) da distribuição institucional das pesquisas; II) dos aspectos temáticos e objetos; III) das organizações promotoras e, por fim, IV) da centralidade do conceito dentro do desenho de pesquisa apresentado. Os resultados indicam: foco na comunicação de Estado, uma perspectiva voltada às redes sociais digitais, centralidade da produção no eixo Sul-Sudeste e o impacto do contexto político e governamental sobre a produção acadêmica da área.
Downloads
References
BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012. p. 1-33.
CARAMELLI, Bruno. O título – arauto da comunicação científica. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 57, n. 4, p. 359, 2011.
CARVALHO, Mariana Martins de. A Empresa Brasil de Comunicação e o desafio da Comunicação Pública. RECIIS, v. 9, n. 3, p. 1-5, jul./set. 2015.
COÊLHO, Tamires. F.; MUSTAFÉ, Isabella S. M. Diversidade ou manutenção de estruturas de poder? Reflexões sobre a comunicação organizacional do MMFDH: . Organicom, [S. l.], v. 19, n. 38, p.
COSTA, Pollyana Galvão; GOMES, Denise Cristina. Comunicação Pública em tempos de pandemia: Análise da página da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão no Instagram. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 1º a 10 de dezembro de 2020.
CURTINOVI, Jéfferson; MESQUITA, Wákila. De que Comunicação Pública estamos falando? Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Foz do Iguaçu, 2 a 5 de setembro de 2014.
DUARTE, Jorge. (Org.). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GIL, Patricia Guimarães. A Comunicação Pública no desenvolvimento do turismo regional: uma questão de direitos e oportunidades de deliberação. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal do Amazonas, 4 a 7 de setembro de 2013.
HENRIQUES, Márcio Simeone; CALDEIRA, Jessica Antunes. Condições de publicidade em fóruns de accountability: o potencial de mobilização de públicos para a supervisão civil. Anais do X Congresso Abrapcorp, Universidade Anhembi-Morumbi, 17 a 20 de maio de 2016.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação Pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas. In: MATOS, Heloiza. Comunicação Pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP, 2012. p. 13-29.
GONÇALVES, Aline Lima. Uso de resumos e palavras-chave em Ciências Sociais: uma avaliação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 78–93, 2008.
LUZ, Ana Javes. O desmonte da Comunicação Pública e a desdemocratização do Brasil. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Federal do Pará, 2 a 7 de setembro de 2019.
MASSARANI, Luisa; MENDES, Ione Maria; FAGUNDES, Vanessa; POLINO, Carmelo; CASTELFRANCHI, Yurij; MAAKAROUN, Bertha. Confiança, atitudes, informação: um estudo sobre a percepção da pandemia de COVID-19 em 12 cidades brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 8, p. 3265-3276, ago. 2021.
MASSUCHIN, Michele Goulart; OLIVEIRA, Paula Andresa de. De Abatiá a Xambrê: a atuação dos legislativos municipais no Facebook e a presença dos conceitos de proximidade, transparência e accountability na Comunicação Pública. E-Legis, v. 14, n. 36, p. 167–190, 2021.
MATOS, Heloiza; GIL, Patricia Guimarães. Comunicação, políticas públicas e discursos em conflito, SP: ECA-USP, 2019.
MATOS, Heloiza; PEREIRA FILHO, Jorge. A participação na Comunicação Pública: para além do consenso. Anais do 25° Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, 7 a 10 de junho de 2016.
MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Comunicação Pública do Ministério da Saúde no Facebook: uma análise das campanhas contra o Aedes aegypti no ’verão do Zika’. RECIIS, v. 14, n. 1, p. 34-50, 2020.
MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Por uma definição de Comunicação Pública: Tipologias e experiências brasileiras. Anais do VII Congresso da Compolítica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 10 a 12 de maio de 2017.
OLIVEIRA, Maria José da Costa; MATOS, Heloiza. Comunicação Pública nas instituições de ensino: debate e participação política na formação para a cidadania. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, São Paulo, 4 a 7 de setembro de 2016.
OLIVEIRA, Paula Andressa de. De Abatiá a Xambrê: uma análise sobre a atuação dos legislativos municipais paranaenses no Facebook. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Paraná, 2021.
PIMENTA, Laura Nayara. A interlocução entre poder público e cidadãos na proposta de gestão compartilhada da prefeitura de Belo Horizonte. Organicom, v. 12, n. 23, p. 51-64, 2015.
QUEIROZ; Daniela Gralha de Caneda; FILHO, Jayme Leiro Vilan. A autoria única nas publicações científicas: uma revisão de literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 269-295, set./dez. 2019.
ROTHBERG, Danilo. O que não é Comunicação Pública? Percursos de afirmação de um campo científico. Organicom, [S. l.], v. 17, n. 32, p.260-263, 2020.
ROTHBERG, Danilo; GIORGI, Bruna Silvestre Innocenti. Comunicação Pública e qualidade da informação sobre políticas públicas para mulheres nos portais web governamentais. Organicom, v. 14, n. 26, p. 167-179, 2017.
SENA, Patrícia Rakel de Castro; LEAL, PABLO Pinheiro Corrêa. A (des)caracterização da comunicação pública: a EBC de Temer a Bolsonaro. ANIMUS – Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 20, n. 44, p. 1-18, 2021
WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer; LOCATELLI, Carlos (Ed.). Comunicação Pública e Política: pesquisa e práticas, Florianópolis: Insular, 2017.
WEBER, Maria Helena; LOCATELLI, Carlos. Realidade e limites da pesquisa empírica em Comunicação Pública. MATRIZes, v. 16, n. 1, p. 141-159, 2022.
WEBER, Maria Helena. Estratégias da comunicação de estado e a disputa por visibilidade e opinião. In: KUNSCH, Margarida (Org.). Comunicação Pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2011. p. 101-119.
WEBER, Maria Helena. Comunicação organizacional, a síntese. Relações públicas, a gestão estratégica. Organicom, s.v., n. 10/11, p. 70-75, 2009.
WEBER, Maria Helena. Na Comunicação Pública, a captura do voto. Logos, v. 27, n. 14, p. 21-42, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Michele Goulart Massuchin, Claudia Irene de Quadros, Naiza Comel, Fabia Ioscote, Paula Andressa de Oliveira , Chirlei Kohls
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.