Mediações Culturais no filme "INVASOR": Interseções entre a música e o cinema

Autores

  • Kátia Augusta Maciel ECO/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.79

Resumo

Este artigo analisa as mediações culturais resultantes de referências musicais e da participação do cantor e compositor Paulo Miklos e do rapper Sabotage no filme O Invasor (2001) dirigido por Beto Brant. O objetivo é enfatizar as dinâmicas da interação entre músicapopular e cinema, um tema que continua pouco explorado em estudos do audiovisual. A análise aponta que o encontro musical e cinemático de Miklos e Sabotage é sintomático da simbiose entre música e cinema que caracteriza muitos dos filmes brasileiros recentes. Além disso, a presença dos músicos e de suas composições no filme funcionam como elementos de apelo popular e mediam a comunhão estética e as tensões entre centro e periferia que afetam grandes cidades como São Paulo no momento contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Augusta Maciel, ECO/UFRJ

PhD em Cinema pela University of Southampton na Inglaterra (2008), com mestrado em Produção e Realização para Cinema e Televisão pela University of Bristol (2000) e bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Atuou como docente nas seguintes instituições: University of East London (2006), University of Southampton (2005) e Universidade Salgado de Oliveira (2002-2004). Tem experiência prática em produção e direção de filmes de ficção e documentários desde 1997. Áreas de interesse acadêmico: cinema, música popular, televisão e intermedialidade.

Downloads

Publicado

2010-09-21