A crítica jornalística como mediação: um estudo da coluna Os melhores discos clássicos, de Herbert Caro, no Caderno de Sábado do Correio do Povo (1968-1980)

Autores

  • Ana Laura Freitas
  • Cida Golin UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.159

Palavras-chave:

Jornalismo cultural, Crítica musical, Herbert Caro

Resumo

O artigo se propõe a pensar a crítica jornalística como espaço de mediação a partir da experiência de Herbert Caro, que assinou a coluna Os melhores discos clássicos durante mais de vinte anos, entre as décadas de 1960 e 1970, no Correio do Povo, principal jornal do Rio Grande do Sul à época. Considerando que o jornalismo tem a função mediadora de aproximar do leitor os campos especializados e que a crítica é um espaço fértil neste sentido, utilizou-se a análise de conteúdo para problematizar a coluna, identificando os conteúdos mobilizados pelo colunista para afiançar e preparar a escuta dos discos clássicos e as estratégias cronísticas usadas no processo de aproximação da música de concerto do leitor leigo. Para fazer com que a sonoridade erudita descesse da torre de marfim, Caro enquadrou suas narrativas em consensos estabelecidos pela comunidade de leitores imaginados. No seu propósito de formar o gosto musical do público, afirmou simultaneamente a legitimidade tanto do universo formal como do informal.

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Biografia do Autor

Ana Laura Freitas

Bacharel em Jornalismo e Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Cida Golin, UFRGS

Doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

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Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Ensaios Temáticos