Da subserviência à subversão: Shakespeare no cinema silencioso

Autores

  • Marcel Vieira Barreto Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.98

Palavras-chave:

Shakespeare no cinema, Cinema silencioso, Adaptação Cinematográfica

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar filmes do período silencioso (1895-1929) que utilizaram a literatura dramática de William Shakespeare como fonte. Encenando diferentes procedimentos de apropriação, condizentes às capacidades narrativas de cada período, esses filmes apresentam maneiras amplamente variadas de atualizar o teatro shakespeariano, desde o cinema de atrações – e sua estética de mostração –, até a releitura paródica e a crítica metatextual. Nesse sentido, são obras que, analisadas conjuntamente, auxiliam no entendimento dos modos de adaptação de Shakespeare à cultura audiovisual do século XX, através das diversas ingerências sociais, culturais, econômicas e estéticas envolvidas no processo.

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Biografia do Autor

Marcel Vieira Barreto Silva, Universidade Federal do Ceará

Professor Assistente do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, atualmente é doutorando em Comunicação na Universidade Federal Fluminense, com projeto de tese sobre filmes adaptados de Shakespeare no Cinema Brasileiro.

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Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Artigos