Fragmentos de memória: reinscrição de significados em documentários de compilação

Autores/as

  • Mariana Duccini Junqueira Silva ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.192

Palabras clave:

documentário de compilação, memória, ressignificação

Resumen

Os documentários de compilação, engendrados pela rearticulação de materiais de arquivo em novos enunciados fílmicos, propõem (pela apropriação de fragmentos imagéticos e sonoros) uma possibilidade de ressignificação da experiência histórica. Analisamos, nos documentários Noite e neblina (Nuit et brouillard, Alain Resnais, 1955) e Nós que aqui estamos por vós esperamos (Marcelo Masagão, 1999), de que maneira a compilação articula efeitos de memória e reordena narrativas estabilizadas de forma a legitimar uma estratégia autoral.

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Biografía del autor/a

Mariana Duccini Junqueira Silva, ECA-USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com bolsa Capes.

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Publicado

2012-08-07