Consumo musical nas culturas juvenis:cosplay, mundo pop e memória
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i25.272Palabras clave:
Consumo musical, cosplay, culturas juvenisResumen
Este trabalho integra o projeto de pesquisa Comunicação, consumo e memória: cosplay e culturas juvenis, em realização junto ao PPGCOM–ESPM. Fundamentado nos conceitos propostos pela Escola de Tártu-Moscou sobre cultura e memória e nos estudos contemporâneos sobre comunicação, cultura e consumo, este paper traz os resultados parciais sobre a subcultura cosplay com base no evento Anime Party 2012 e Anime Dreams 2012. Aqui, as bandas formadas pelos cosplayers, os repertórios musicais consumidos são textos culturais responsáveis por processos de construção de memórias e de vínculos essenciais à permanência desta cena juvenil. Investiga-se a paisagem sonora da cena cosplay, pois a música, como sistema sígnico, tem participação decisiva nesta semiosfera que reúne igualmente concursos de “animekês” e games musicais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2013-01-08
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.