Espectatorialidade no diálogo cine/TV.

Autores/as

  • Luiz Antonio Coelho Universidade de Nova Iorque

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i08.430

Palabras clave:

1. Intertextualidade 2. Recepção 3. Realidade

Resumen

O autor fala do modo de interação que um tipo de programa de televisão, ou tema, tem com o público espectador. A idéia por trás dessa interação passa pela identificação e envolvimento do espectador com o conteúdo ou personagem que, especificamente na TV, também pressupõe uma busca pelo realismo da mensagem. Para o autor, essa identificação dá-se em função da própria natureza da representação televisiva:programação, produção, tecnologia, condições de acesso, recepção e estratégias narrativas. Envolver através da narrativa é buscar um tipo especifico de olhar da câmera, olhar esse que vem sendo recentemente explorado através das câmeras ocultas e da criação de situações que encontram forte analogia a experiência de viver do ser humano. Episódios como o da Favela Naval, em Diadema, e o da Cidade de Deus, no Rio, em 1997, e, posteriormente, os chamados reality-shows têm explorado tais 35 situações, que, segundo o autor, respondem por parte do grande sucesso desse tipo de programa para além do óbvio voyeurismo.

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Biografía del autor/a

Luiz Antonio Coelho, Universidade de Nova Iorque

Luiz Antonio Luzio Coelho é doutor pela Universidade de Nova lorque, EUA, com pesquisa de pós-doutorado na Reading University, Inglaterra. É professor associado da PUC-Rio, lotado no Departamento de Artes & Design, e atua na área de sistemas simbólicos do discurso visual na linha Design: Comunicação, Cultura e Artes

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Publicado

2003-06-17