Os quadros da experiência videolúdica e a distribuição dos recursos de atenção no jogos de RPG online: uma alternativa à noção de imersão
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i29.661Palabras clave:
Estudos de jogos, imersão, Role Playing Games OnlineResumen
O termo "imersão", quando aplicado a RPG e a videogames, refere-se a fenômenos que, às vezes, estão relacionados à percepção e, às vezes, à psicologia. Significa uma sensação do jogador em relação à diegese do jogo, a estórias criadas durante a interação com o jogo em si ou com o personagem. Imersão, portanto, surge como um conceito, cuja utilidade para estudos de jogos parece estar comprometida pela multiplicidade dos fenômenos que envolve. Logo, nossa proposta é, por um lado, desvendar os diferentes significados da imersão por meio de uma revisão da literatura e, por outro, oferecer uma alternativa a esta ideia, com a proposta de um modelo explicativo que inclui os fenômenos relacionados juntamente com os conceitos de distribuição de recursos de atenção e da estrutura da experiência videolúdicaDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2014-05-01
Número
Sección
Ensaios Temáticos
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.