Corpo e cotidiano no cinema de fluxo contemporâneo / Body and everyday life in “flow esthetic” films

Autores

  • Erly Vieira Jr. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i29.611

Palavras-chave:

Cinema e corpo, cinema de fluxo, cotidiano, cinema contemporâneo

Resumo

Este artigo pretende discutir as relações entre corpo e cotidiano no chamado “cinema de fluxo”, vertente transnacional do cinema das duas últimas décadas, marcada pela emergência de um realismo sensório. Trata-se de um cinema cujas narrativas são calcadas em ambiências e por uma experiência audiovisual conduzida pela sobrevalorização de uma sensorialidade multilinear e dispersiva. Nossa abordagem será centrada em dois aspectos: num primeiro momento, faremos uma revisão conceitual do cotidiano e de sua importância no cinema de fluxo; num segundo momento, discutiremos as relações entre o cinema de fluxo e a estetização do efêmero, analisando o cinema de Hou Hsiao Hsien (e a influência de Ozu em sua obra) e discutindo a ideia de um “plano-fluxo”.

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Biografia do Autor

Erly Vieira Jr., Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes (Ufes).

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Publicado

2014-04-30