Corpo e cotidiano no cinema de fluxo contemporâneo / Body and everyday life in “flow esthetic” films
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i29.611Palavras-chave:
Cinema e corpo, cinema de fluxo, cotidiano, cinema contemporâneoResumo
Este artigo pretende discutir as relações entre corpo e cotidiano no chamado “cinema de fluxo”, vertente transnacional do cinema das duas últimas décadas, marcada pela emergência de um realismo sensório. Trata-se de um cinema cujas narrativas são calcadas em ambiências e por uma experiência audiovisual conduzida pela sobrevalorização de uma sensorialidade multilinear e dispersiva. Nossa abordagem será centrada em dois aspectos: num primeiro momento, faremos uma revisão conceitual do cotidiano e de sua importância no cinema de fluxo; num segundo momento, discutiremos as relações entre o cinema de fluxo e a estetização do efêmero, analisando o cinema de Hou Hsiao Hsien (e a influência de Ozu em sua obra) e discutindo a ideia de um “plano-fluxo”.Downloads
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Publicado
2014-04-30
Edição
Seção
Artigos
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