Comunicação organizacional em ambientes peculiares: reflexões sobre diálogos em paisagens mediadas e mediadoras
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i3.1028Palabras clave:
Comunicação organizacional, Comunicação face a face, PantanalResumen
O domínio sobre elementos contextuais onde ocorrem interações face a face pode facilitar o planejamento e a execução de programas e ações de comunicação organizacional. Esse diferencial tende a ser mais pronunciado em ambientes considerados peculiares, como os biomas Pantanal e Amazônia, onde o apelo tecnológico é menos evidente. Empresas que atuam nesses locais e vinculam suas missões ao território podem explorar de forma profissional e estratégica a comunicação face a face, ainda pouco teorizada pelo campo da comunicação no Brasil. Este artigo investe na identificação de mediações impostas por esse tipo de ambiente e analisa a forma como esses cenários são construídos e mediados pela mídia.
Descargas
Citas
BALOGH. Anna Maria. “Minha terra tem Pantanal, onde canta o tuiuiú...”: a guerra de audiência na TV brasileira no início dos anos 90. In: SOUSA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 2002. p. 135-150.
BARROS, Manoel de. Livro de pré-coisas: roteiro para uma excursão poética no Pantanal. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.
BIANCHI, Graziela. Considerações sobre processualidade metodológica e a relação pesquisador-pesquisado. In: MALDONADO, Alberto Efendy et al. Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. p. 131-152.
CARDOSO FILHO, Jorge Luiz Cunha. A incidência dos conceitos de mediações e experiência no estudo da música popular massiva. In: PRIMO, Alex et al (Orgs.). Comunicação e interações: livro da Compós 2008. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 131-146.
DUTRA, Manuel José Sena. A Amazônia na TV: produção de sentido e o discurso da ecologia. In: XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 2001, Campo Grande. Anais eletrônicos... Campo Grande: Intercom, 2001. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP9DUTRA.PDF>. Acesso em: 27 out. 2012. EDUFBA; Brasília: Compós, 2012, p. 31-52.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 5. ed. São Paulo: Summus, 2003.
______. A dimensão humana da comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org.). A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. p. 41-60.
LIPPMANN, Walter. Opinião pública. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MACHADO, Arlindo; BECKER, Beatriz. Pantanal: a reinvenção da telenovela. São Paulo: Educ, 2008.
MAIO, Ana Maria Dantas de. Comunicação e representações sociais: o Pantanal que os brasileiros (des) conhecem. Estudos em Comunicação, Covilhã, n. 5, 217-226, maio 2009.
MARTIN SERRANO, Manuel: Mediación. In: DEL CAMPO, Salustiano (Org.). Diccionario de ciências sociales. Madrid: Instituto de Estudios Políticos/Unesco, p. 179-184, 1976. Disponível em: http://eprints.ucm.es/10657/. Acesso em: 3 ago. 2014.
______. La estructura de la narración icónica en la televisión. Disertación magistral de Doctorado de Estado en Ciencias y Letras. Razón y Palabra, México, n. 72, p. 1-17, jul. 2010. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/N/N72/MMS/MMS_castellano_corr_72.pdf. Acesso em: 26 jun. 2015.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Mediação e midiatização da religião em suas articulações teóricas e práticas: um levantamento de hipóteses e problemáticas. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JR., Jeder; JACKS, Nilda (Orgs.). Mediação & midiatização. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2012. p. 219-244.
MARTINS, Marta Terezinha Motta Campos. Diálogo e interações face a face na comunicação interna: um estudo da oralidade nas organizações. 2012. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) –Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
MORAES, André Steffens. Percepções sobre a paisagem no Pantanal [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por xxx.xxxxxxx@xxxxxxx.com.br em 11 fev. 2014.
QUÉRÉ, Louis. O caráter impessoal da experiência. In: LEAL, Bruno Souza; MENDONÇA, Carlos Camargos; GUIMARÃES, César (Orgs.). Entre o sensível e o comunicacional. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 19-38.
SAKAGUTI JUNIOR, Mário Masaru. Significados das paisagens da microbacia do ribeirão dos Sinos, Ipeuna, SP. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências) –Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-20092010-140717/pt-br.php. Acesso em: 24 ago. 2013.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Paisagens e métodos: algumas contribuições para elaboração de roteiros de estudo da paisagem intraurbana. Paisagens em Debate, São Paulo, n. 2, p. 1-6, set. 2004. Disponível em: http://www.usp.br/fau/depprojeto/gdpa/paisagens/inicio.html. Acesso em 23 jun. 2015.
SCHETTINO, Paulo Bráz Clemencio. Duas Amazônias. In: XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2013. Manaus. Anais eletrônicos... Manaus: Intercom/Ufam, 2013. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/resumos/R8-1480-1.pdf. Acesso em: 14 jul. 2015.
SCHUTZ, Alfred. O mundo das relações sociais. In: WAGNER, Helmut R. (Org.). Fenomenologia e relações sociais: textos escolhidos de Alfred Schutz. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979. p. 157-237. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/2295273/alfred-schutz---fenomenologia-e-relacoes-sociais-livro. Acesso em: 27 nov. 2014.
VALENTE, Eduardo. Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca (Brasil, 2009). Cinética, [Rio de Janeiro], out. 2009. Disponível em: http://www.revistacinetica.com.br/cabecaapremio.htm. Acesso em: 14 jul. 2015.
WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.