Pabllo Vittar, Gloria Groove e suas performances: fluxos audiovisuais e temporalidades na cultura pop
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.19455Palabras clave:
Fluxos Audiovisuais, Temporalidades, Performance, Pabllo Vittar, Gloria Groove.Resumen
Este artigo propõe uma análise que compreende a relação entre os fluxos audiovisuais e culturais como vetores que operam configurações políticas, estéticas e sociais da experiência, tendo como estudo de caso as performances drags de Pabllo Vittar e Gloria Groove. A plataforma YouTube é tomada como um dispositivo que, ao posicionar os corpos das artistas, abre possibilidades de processos de subjetivação que atravessam as identidades de gênero, gêneros midiáticos e a própria temporalidade da experiência. Percebem-se, dessa forma, articulações que remetem às experiências do passado no presente, do presente no presente e problematizações do presente/futuro.Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo?. outra travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, jan. 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576/11743>. Acesso em 05 mar. 2018.
CARDOSO FILHO, Jorge; GUTMANN, Juliana; AZEVEDO, Rafael. Performances e memória em expressões televisivas. Revista Famecos. vol. 24, n° 3. Porto Alegre, 2017, p. 26917.
CARDOSOS FILHO, Jorge. El cultivo retórico de la escucha. El Oido Pensante, v. 02, n.02, 2014, p. 01 - 18.
DO CARMO, Sidney Gonçalves. Garota Fantástica. Folha de São Paulo, São Paulo, 06 ago. 2017. Ilustrada, p. C1.
GOMES, Itania. Raymond Williams e a hipótese cultural da estrutura de sentimento. In: GOMES, Itania; JANOTTI JÚNIOR, Jeder (org). Comunicação e Estudos Culturais. Salvador: EDUFBA, 2011.
GOMES, Itania et al. Temporalidades múltiplas: análise cultural dos videoclipes e da performance de Figueroas a partir dos mapas das mediações e das mutações culturais. Revista Contracampo, vol. 36, n. 3, Niterói, 2017.
GOULART, Ana Paula; LEAL, Bruno & GOMES, Itania. A historicidade dos processos comunicacionais: elementos para uma abordagem In: MUSSE, Christina Ferraz; VARGAS, Herom & NICOLAU, Marcos (orgs.). Comunicação, mídias e temporalidades. Salvador/Brasília; EDUFBA/COMPÓS, 2017, pp. 37–58.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Jesús Martín-Barbero: As formas mestiças da mídia. Entrevista à revista Fapesp. Revista Fapesp, edição 163. Setembro de 2009b. Disponível em <http://revistapesquisa.fapesp.br/2009/09/01/as-formas-mesticas-da-midia/>. Acesso em 26 de fevereiro de 2018.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.
______. Políticas da Escrita. São Paulo: Editora 34, 1995
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
______. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
______. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: EDUC, 2000.
______. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
##submission.downloads##
Publicado
Versiones
- 2021-03-17 (2)
- 2018-12-28 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Contracampo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.