As bifurcações do tempo: considerações sobre três figuras temporais no filme Serras da Desordem, de Andrea Tonacci
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.27124Palabras clave:
Serras da Desordem, Imagem-Cristal, Não lugar, Supermodernidade, Estruturas de AgressãoResumen
Este artigo tem como objetivo verificar algumas formas de inscrição do tempo no filme Serras da desordem (2006), de Andrea Tonacci. Para tanto, recorremos a três universos conceituais distintos: a imagem-cristal e a questão do duplo temporal em Gilles Deleuze; as questões ligadas à supermodernidade e ao não lugar em Marc Augé; e a temporalidade decorrente das estruturas de agressão de Nöel Burch. Ao fim, identificamos no filme as figuras do tempo especular, do presente esvaziado e do presente brutalizado.Descargas
Citas
ALLIEZ, Éric. Deleuze filosofia virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 2012.
CAETANO, Daniel. Entrevista com Andrea Tonacci. In: CAETANO, Daniel (Org.). Serras da desordem. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2008, pp. 97-138.
COHN, Clarice. Reflexões sobre Serras da Desordem. In: CAETANO, Daniel (Org.). Serras da desordem. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2008, pp. 43-57.
BERGSON, Henri. A evolução criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
________. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BURCH, Nöel. Estruturas de agressão. In: BURCH, Nöel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992, pp. 149-163.
CALVI, Miquéias Freitas; ALVES, Miranda Alves; NASCIMENTO, Huandria Figueiredo do. Relatório analítico: atividades de pesquisas da Célula de Acompanhamento e Informação do Território da Cidadania da Transamazônica. UFPA (Campus de Altamira), nov., 2011. Disponível em <http://sit.mda.gov.br/download/ra/ra095.pdf>. Último acesso em: 12/10/2018.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 2000.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.
________. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
________. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
________. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2000.
________. O atual e o virtual. In: ALLIEZ, Éric. Deleuze filosofia virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996, pp. 47-57.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos – segurança, penalidade e prisão (vol. VIII). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
LALANDE, André. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
MARTIN, Jean-Clet. La philosophie de Gilles Deleuze. Paris: Éditions Payot & Rivages, 2005.
OLIVEIRA, Rodrigo. Um outro cinema para uma outra humanidade. In: CAETANO, D. (Org.). Serras da desordem. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2008, pp. 59-80.
PEREIRA, Airton dos Reis. Colonização e conflitos na Transamazônica em tempos da ditadura civil-militar brasileira. Clio – Revista de Pesquisa Histórica, dossiê 1964 – releituras historiográficas. Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, PA, n. 31.2, 2013. Disponível em <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24452/19771>. Último acesso em: 12/10/2018.
XAVIER, Ismail. As artimanhas do fogo, para além do encanto e do mistério. In: CAETANO, Daniel (Org.). Serras da desordem. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2008, pp. 11-23.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze, una filosofia del acontecimiento. Buenos Aires: Amorrortu, 2004.
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.