"O livro tem que deixar espaços para dúvidas": livro-reportagem e comprovação das verdades
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.36365Palabras clave:
Jornalismo, Livro-reportagem, Comprovação da verdade, Biografias.Resumen
A proposta deste artigo é entender como alguns jornalistas escritores de livros-reportagem brasileiros comprovam para os seus leitores as informações apresentadas em suas obras. Simula-se um debate entre os pesquisadores do livro-reportagem como Lima (2009), Vilas Boas (2006), Rogê Ferreira (2004) e Catalão Jr. (2010), somado aos depoimentos dos jornalistas escritores Fernando Morais, Lira Neto, Daniela Arbex, Caco Barcellos e Zuenir Ventura, coletados pelo autor deste artigo, sobre como consideram as peculiariedades da busca da verdade em condições diferenciadas de produção deste tipo de produto jornalístico. A conclusão aponta para a necessidade de uma autoanálise constante dos jornalistas escritores com relação às possíveis contradições dos entrevistados e das fontes documentais.
Descargas
Citas
BARCELLOS, Caco. Abusado: o dono do morro Dona Marta. São Paulo: Record, 2003.
CATALÃO Jr., Antônio Heriberto. Jornalismo best-seller: o livro-reportagem no Brasil contemporâneo. Araraquara, 2010. 252 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras.
LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: livro-reportagem como extensão do jornalismo. 4. Ed. São Paulo: Manole, 2009.
MORAIS, Fernando. Olga: a vida de Olga Benário Prestes, judia comunista entregue a Hitler pelo governo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
NETO, Lira. Getúlio (1882-1930): dos anos de formação à conquista do poder. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
___________. Getúlio (1930-1945): do governo provisório à ditadura do Estado Novo. São Paulo: Companhia das Letras, 2013
ROGÉ FERREIRA JR., Carlos Antonio. Literatura e jornalismo, práticas políticas: discursos e contra-discursos, o novo jornalismo, o romance-reportagem e os livros-reportagem. São Paulo: Edusp, 2004.
VILAS BOAS, Sergio Luís. Metabiografia e seis tópicos para aperfeiçoamento do jornalismo biográfico. São Paulo, 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo.
##submission.downloads##
Publicado
Versiones
- 2021-03-07 (2)
- 2020-08-26 (1)
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Contracampo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.