A sustentabilidade na visão de colaboradores de rádios comunitárias: estudo no semiárido do Piauí

Autores

  • Elinara Barros Universidade Federal do Piauí
  • Wilza Gomes Reis Lopes Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-3567-6831
  • Orlando Maurício de Carvalho Berti Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i1.48705

Palavras-chave:

Comunicação Comunitária, Sustentabilidade, Percepção, Piau´´í

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos colaboradores de rádios comunitárias do Semiárido do Piauí, estado do Nordeste do Brasil, quanto ao desenvolvimento sustentável e como tratam a questão nos programas. A pesquisa foi realizada em oito municípios e foram realizadas 25 entrevistas, em visitas in loco ocorridas no mês de agosto de 2019. Foi possível perceber que os colaboradores vinculam desenvolvimento sustentável mais intensamente à dimensão ambiental e que essa temática é tratada apenas nos programas jornalísticos, não tendo espaço nos programas musicais; algumas das rádios pesquisadas possuem a autorização de rádio comunitária, mas atuam como rádio comercial; e que o pouco número de colaboradores e a falta de qualificação dos colaboradores são fatores limitantes para as produções dessas rádios.

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Biografia do Autor

Elinara Barros, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda e mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Wilza Gomes Reis Lopes, Universidade Federal do Piauí

Arquiteta, Doutora, professora titular do Departamento de Construção Civil e Arquitetura (DCCA), do Centro de Tecnologia (CT) e do Mestrado em Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil

Orlando Maurício de Carvalho Berti, Universidade Estadual do Piauí

Professor, pesquisador e extensionista do curso de Bacharelado em Jornalismo da UESPI - Universidade Estadual do Piauí. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Alternativa, Comunitária, Popular e Tecnologias Sociais.

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Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos