Borrando el retrato, reconfigurando los cuerpos

El borrado como gesto político-estético en las obras de Rosana Paulino y Elian Almeida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i1.52838

Resumen

Este artigo aborda a memória visual brasileira a partir da obra dos artistas e pesquisadores Rosana Paulino e Elian Almeida. De forma mais específica, discuto as estratégias adotadas pelos artistas para revisitar a representação dos corpos negros em fabulações críticas que contribuem para reconfigurar os modos de ver a/na cultura brasileira. Sob um ponto de vista conceitual, o artigo discute questões como o papel do arquivo, colonialidade e cultura visual. A partir da noção de rasura no trabalho de Leda Martins, propõe a noção de rasura como um dispositivo teórico para o pensamento sobre a memória visual brasileira. Espera-se assim, contribuir com uma categoria conceitual que permita enxergar as frestas e rasuras da visualidade no Sul Global.

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Publicado

2022-05-01