A mídia como agente socializador e político: o consumo midiático de jovens no Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.58270

Resumen

No atual contexto midiatizado, em que a comunicação digital e as redes sociais são parte do dia a dia dos jovens, a mídia se fortalece como um agente socializador na construção de identidades e ter habilidades para procurar e consumir conteúdos midiáticos e identificar fontes confiáveis torna-se imprescindível, inclusive para o exercício da cidadania. Buscando compreender os hábitos midiáticos de consumo dos jovens no âmbito político, a partir da realização de entrevistas em profundidade, do tipo episódica, com 16 alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, da cidade de São Paulo, este artigo propõe promover discussões em torno do pilar de acesso, uma das competências consideradas necessárias à literacia midiática, mostrando como o consumo de mídia pelos entrevistados interfere em sua visão crítica sobre a sociedade e a política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM ESPM). Vice-coordenadora da Cátedra Maria Aparecida Baccega. É líder do grupo de pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo (DIGICOM) e pesquisadora do grupo COM+. Integrante da Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania - ALFAMED.

Isabela Afonso Portas, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM ESPM), bolsista CAPES - PROSUP. Integrante da Cátedra Maria Aparecida Baccega.

##submission.downloads##

Publicado

2023-08-31