A mídia como agente socializador e político: o consumo midiático de jovens no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.58270Resumen
No atual contexto midiatizado, em que a comunicação digital e as redes sociais são parte do dia a dia dos jovens, a mídia se fortalece como um agente socializador na construção de identidades e ter habilidades para procurar e consumir conteúdos midiáticos e identificar fontes confiáveis torna-se imprescindível, inclusive para o exercício da cidadania. Buscando compreender os hábitos midiáticos de consumo dos jovens no âmbito político, a partir da realização de entrevistas em profundidade, do tipo episódica, com 16 alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, da cidade de São Paulo, este artigo propõe promover discussões em torno do pilar de acesso, uma das competências consideradas necessárias à literacia midiática, mostrando como o consumo de mídia pelos entrevistados interfere em sua visão crítica sobre a sociedade e a política.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Egle Müller Spinelli, Isabela Afonso Portas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.