Alinhamento de direita e imagem pública do bolsonarismo em contexto subnacional: a comunicação digital no Instagram dos deputados alinhados a Jair Bolsonaro em Mato Grosso nas eleições de 2022
digital communication on Instagram of deputies aligned to Jair Bolsonaro in Mato Grosso in the 2022 elections
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v43i1.59081Palabras clave:
Mídias Sociais, Instagram, Eleições, Bolsonarismo, Mato GrossoResumen
O estudo analisa o uso do Instagram por um grupo de deputados federais eleitos por Mato Grosso em 2022 cuja comunicação digital se vinculou à imagem de Jair Bolsonaro. Busca-se compreender os atributos mobilizados pelos candidatos na construção de suas imagens públicas e como tais marcam se aproximam do bolsonarismo. O texto articula uma discussão teórica centrada nos conceitos de alinhamento político, populismo de direita e imagem pública. Empiricamente, foram coletadas 1.292 postagens, de 15 de agosto a 30 de outubro de 2022, e selecionadas as três postagens de maior engajamento por semana para cada candidato, totalizando 231 publicações. A análise de conteúdo demonstra que, apesar da conexão comum com a figura do ex-presidente, a imagem pública dos candidatos mobilizou atributos específicos que revelam graus e formas distintas de alinhamento ao bolsonarismo.
Descargas
Citas
ALDÉ, A.; MARQUES, F. P. J. (Orgs.). Internet e poder local. Salvador, BA: Ed. UFBA, 2015.
AGGIO, Camilo de O.; CASTRO, Filipe. Meu partido é o povo”: uma proposta teórico-metodológica para o estudo do populismo como fórmula de comunicação política seguida de estudo de caso do perfil de Jair Bolsonaro no twitter. Comunicação & Sociedade, [S.L.], v. 42, n. 2, p. 429-465, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v42n2p429-465. Acesso em: 14 abr. 2023.
CANOVAN, M. Trust the people! Populism and the two faces of democracy. Political Studies, 47(1), p. 2-16, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1467-9248.00184. Acesso em 14 abr. 2023.
CESARINO, L. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, v. 1, n. 1, p. 92-120, 2019. DOI: . Disponível em: https://revista.internetlab.org.br/serifcomo-vencer-uma-eleicao-sem-sair-de-casa-serif-a-ascensao-do-populismo-digital-no-brasil/. Acesso em: 5 abr. 2023.
CESARINO, L. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu Editora, 2022, 304 p.
DE VREESE, C. H.; ESSER, F.; AALBERG, T.; REINEMANN, C.; STANYER, J. Populism as an Expression of Political Communication Content and Style: A New Perspective. The International Journal of Press/Politics, v. 23, i. 4, p. 423-438, 2018. DOI: 10.1177/1940161218790035. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1940161218790035. Acesso em: 5 abr. 2023.
ENGESSER, Sven; ERNST, Nicole; ESSER, Frank; BÜCHEL, Florin. Populism and social media: how politicians spread a fragmented ideology. Information, Communication & Society, [S.L.], v. 20, n. 8, p. 1109-1126, 8 jul. 2016. Informa UK Limited. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/1369118x.2016.1207697. Acesso em: 14 abr. 2023.
ERNST, Nicole; BLASSNIG, Sina; ENGESSER, Sven; BÜCHEL, Florin; ESSER, Frank. Populists Prefer Social Media Over Talk Shows: an analysis of populist messages and stylistic elements across six countries. Social Media + Society, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 1-14, jan. 2019. SAGE Publications. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/2056305118823358. Acesso em: 14 abr. 2023.
GERBAUDO, P. Social media and populism: an elective affinity? Media, Culture and Society, 40(5), p. 745-753, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0163443718772192. Acesso em: 14 abr. 2023.
GOMES, W. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo, Paulus: 2004.
GRAMACHO, W.; TURGEON, M. When politics collides with public health: Covid 19 vaccine country of origin and vaccination acceptance in Brazil. Science Direct, v.39, n.19, p.2608-2612, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.vaccine.2021.03.080. Acesso em: 14 abr. 2023.
JAGERS, J.; WALGRAVE, S. Populism as political communication style: an empirical study of political parties' discourse in belgium. European Journal Of Political Research, [S.L.], v. 46, n. 3, p. 319-345, 2007.
JOATHAN, Ícaro; ALVES, Marcelo. O Twitter como ferramenta de campanha negativa não oficial: uma análise da campanha eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. Galáxia (São Paulo), [S.L.], n. 43, p. 81-98, abr. 2020. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25532020141565. Acesso em: 14 abr. 2023.
LACLAU, Ernesto. La Razón Populista. Tradução: Soledad Laclau. Buenos Aires: FCE, 2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4664084/mod_resource/content/1/1%20Laclau-Ernesto-La-Razon-Populista.pdf. Acesso em 5 abr. 2023.
MACHADO, J.; RONSONI, R. . Estratégias de comunicação política digital no Instagram: uma análise da campanha eleitoral da chapa Boulos/Erundina à Prefeitura de São Paulo. Cadernos de Comunicação, [S. l.], v. 26, n. 3, 2023. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/70405. Acesso em: 14 abr. 2023.
MARQUES, F. P. J. A.; MIOLA, E.; AQUINO J. Deputados brasileiros no Twitter: um estudoquantitativo dos padrões de adoção e uso da ferramenta. Revista Brasileira de Ciência Política (Impresso), v. 14, p. 201-225, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-335220141408. Acesso em: 14 abr. 2023.
MAZZOLENI, G., BRACCIALE, R. Socially mediated populism: the communicative strategies of political leaders on Facebook. Palgrave Commun v. 4, n. 50, p. 1-10, 2018. DOI: 10.1057/s41599-018-0104-x. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41599-018-0104-x#citeas. Acesso em 5 abr. 2023.
MESSENBERG, D. A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 32, n. 3, p. 621-647, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-69922017.3203004. Acesso em 5 abr. 2023.
MIOLA, Edna; MARQUES, Francisco Paulo Jamil; CARDOSO, Nayane Pantoja; MANCIO, Camila. Campanhas eleitorais no Facebook. Conhecer: debate entre o público e o privado, [S.L.], v. 8, n. 21, p. 78-97, 6 ago. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.32335/2238-0426.2018.8.21.1057. Acesso em: 14 abr. 2023.
MOUNK, Yascha. O povo contra a democracia: por que nossa liberdade corre perigo e como salvá-la. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
MUDDE, Cas; KALTWASSER, Cristóbal R. Populism: a very short introduction. New York: Oxford University Press, 2017.
RENNÓ, L. Bolsonarismo e as eleições de 2022. Estudos Avançados, [S. l.], v. 36, n. 106, p. 147-163, 2022. DOI: 10.1590/s0103-4014.2022.36106.009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/205987. Acesso em: 5 abr. 2023.
SAMPAIO, Rafael Cardoso; BOZZA, Gabriel Alexandre; ALISON, Murilo Brum; MARIOTO, Djiovanni Jonas França; BORGES, Tiago. INSTAGRAM E ELEIÇÕES: os stories dos presidenciáveis do brasil em 2018. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, [S.L.], v. 19, n. 41, p. 178-204, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/2175497741358. Acesso em: 14 abr. 2023.
SILVA, M. G. D.; MACHADO RODRIGUES, T. C. O Populismo de direita no Brasil: neoliberalismo e autoritarismo no governo Bolsonaro. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 26, n. 1, p. 86–107, 2021. DOI: 10.5433/2176-6665.2021v26n1p86. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2021v26n1p86. Acesso em: 5 abr. 2023.
UOL. Eleições 2018 (2018a). Disponível em: https://placar.eleicoes.uol.com.br/2018/1turno/presidente-por-estado/. Acesso em: 15 abr. 2023.
UOL. Eleições 2018 (2018b). Disponível em: https://placar.eleicoes.uol.com.br/2018/2turno/presidente-por-estado/. Acesso em: 15 abr. 2023.
UOL. Eleições 2022 (2022a). Disponível em: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/apuracao/1turno/votos-por-estado/presidente/. Acesso em 15 abr. 2023.
UOL. Eleições 2022 (2022b). Disponível em: https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/apuracao/2turno/votos-por-estado/presidente/. Aceso em: 15 abr. 2023.
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Bruno Araújo, Thiago Cury Luiz, Dôuglas Aparecido Ferreira, Fernanda Safira Soares Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.