A guinada dos populares: mídia e vida social no Brasil

Autores

  • Marcio Serelle PUC/MG

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i30.675

Palavras-chave:

Virada demótica, tabloidização, nova classe trabalhadora, gosto

Resumo

Este artigo busca estabelecer encontros entre a guinada popular midiática e a emergência de uma “nova classe trabalhadora” (SOUZA, 2012) no Brasil, nos últimos anos. A partir da percepção de Turner (2010) de que vivemos, nas sociedades midiatizadas em geral, uma “virada demótica”, mas não necessariamente “democrática”, marcada pela tabloidização e por novas relações entre os indivíduos comuns e as mídias, resultantes de movimentações culturais e tecnológicas, o texto objetiva colocar em relevo aspectos pertinentes dessa guinada em nosso meio, no que se refere à circulação, em narrativas múltiplas, de estilos de vida, visões práticas de mundo e identidades. Se permanece a questão de como transformar a visibilidade em política efetiva de participação, o artigo, por sua vez, entendendo afetos e gostos como definidores de classe, propõe a cultura midiática e seus atravessamentos como campo potente, hoje, para enfrentamentos e evidenciação de conflitos sociais no País.

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Biografia do Autor

Marcio Serelle, PUC/MG

possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social. Tem experiência nas áreas de Comunicação Social e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura das mídias, narrativa, tradução intersemiótica.

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Publicado

2014-08-31