Pabllo Vittar, Gloria Groove e suas performances: fluxos audiovisuais e temporalidades na cultura pop

Autores

  • Jorge Cardoso Filho
  • Rafael José Azevedo
  • Thiago Emanoel Ferreira dos Santos
  • Edinaldo Araujo Mota Junior

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v37i3.19455

Palavras-chave:

Fluxos Audiovisuais, Temporalidades, Performance, Pabllo Vittar, Gloria Groove.

Resumo

Este artigo propõe uma análise que compreende a relação entre os fluxos audiovisuais e culturais como vetores que operam configurações políticas, estéticas e sociais da experiência, tendo como estudo de caso as performances drags de Pabllo Vittar e Gloria Groove. A plataforma YouTube é tomada como um dispositivo que, ao posicionar os corpos das artistas, abre possibilidades de processos de subjetivação que atravessam as identidades de gênero, gêneros midiáticos e a própria temporalidade da experiência. Percebem-se, dessa forma, articulações que remetem às experiências do passado no presente, do presente no presente e problematizações do presente/futuro.

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Publicado

2018-12-28 — Atualizado em 2021-03-17

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