O uso do livro didático e da escola como ferramentas para reprodução do pensamento dominante e suas resistências
DOI:
https://doi.org/10.22409/rcc.v2i3.957Palabras clave:
, Ideologia, Marxismo, História, Poder Simbólico, Reprodutivismo.Resumen
Os livros didáticos adotados nos sistemas escolares trazem em seu conteúdo conceitos, pensamentos e valores de cunho ideológico que quase sempre refletem o pensamento hegemônico, atestando a “impossibilidade” da neutralidade e da liberdade de expressão. A produção do conhecimento a nível pedagógico e didático está cada vez mais cerceada pelo vigilante aparelho ideológico da classe dominante, que controla a “matrix” através de um “poder invisível”, que conta com a participação hierarquizada de todos seus atores, que embora apresentem resistência contribuem de alguma forma para reproduzir a ideologia que interessa a quem parece dominar o sistema em geral.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2013-08-19
Número
Sección
Artigos