A compreensão da regulação em saúde no SUS por meio de preparação técnica multidisciplinar
Resumen
Este trabalho aborda as contribuições do curso de Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde, para o trabalho profissional de uma assistente social que atua na área da saúde. O curso é desenvolvido em parceria entre o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês- IEP/HSL e o Ministério da Saúde. Este artigo é uma adaptação de pesquisa realizada como conclusão do referido curso de capacitação. No artigo, analisamos as metodologias utilizadas no curso e apresentamos como essa capacitação leva o profissional a refletir sobre o seu papel como facilitador do atendimento do usuário. Outra contribuição do curso apresentada no artigo é o incentivo a reflexão crítica sobre o papel do planejamento e da avaliação constante do SUS, como forma de garantir a regularidade dos serviços. Ao longo do artigo, explicamos que o curso prioriza metodologias ativas, em que é utilizado um disparador de aprendizagem, para criar situações problemas, para os alunos serem treinados a buscar soluções de forma autônoma, para encontrar as leituras adequadas para cada problema, construindo assim saberes inovadores e eficazes. Nessas metodologias ativas, o professor é um facilitador que adapta o processo de aprendizagem, de acordo com as condições de vida e capacidades cognitivas dos alunos. O artigo também mostra que o curso nos faz refletir sobre deficiências existentes no nosso trabalho cotidiano, sobretudo em relação à forma pouca resolutiva e muito burocrática que trabalhamos. Desse modo, são apresentadas propostas alternativas para repensarmos o papel do SUS, sobretudo ampliando a prioridade na Atenção Básica como reguladora e ordenadora dos serviços e da assistência à saúde.