Uma Análise do livro didático de História para o Ensino Fundamental
Um estudo sobre os desafios e possibilidades de utilização em turmas do sexto ano
DOI:
https://doi.org/10.22409/rcc.v2i20.61346Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma leitura analítica do livro didático de História para o 6° ano do Ensino Fundamental. O livro didático supracitado faz parte da coleção Estudar História: das origens do homem à era digital (2018), de autoria das pesquisadoras Patrícia Ramos Braik e Anna Barreto. Nossa análise partiu, inicialmente, da revisão teórica a partir de autores que abordam o livro didático como objeto de estudo e material de apoio a prática pedagógica. Para compor o referencial teórico, valemo-nos dos seguintes autores: Bittencourt, 2008; Cassiano, 2017; Choppin, 2004. A seguir, desenvolvemos uma análise aprofundada do capítulo 04 do livro didático selecionado, cujos pontos determinantes de observação foram o conteúdo textual, historiográfico, exercícios e os recursos visuais presentes na obra. Foi verificado, então, que o material estudado possui textos bem estruturados, com sugestões de leituras complementares e material audiovisual que estimulam a curiosidade investigativa e criativa dos educandos. Por fim, a parte final desse artigo tem como objetivo discutir as possibilidades de se trabalhar o capítulo analisado a partir da inter-relação entre conteúdo curricular e História Regional, explorando possibilidades e potencialidades por meio de um plano de ensino.