Uma Análise do livro didático de História para o Ensino Fundamental

Um estudo sobre os desafios e possibilidades de utilização em turmas do sexto ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcc.v2i20.61346

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma leitura analítica do livro didático de História para o 6° ano do Ensino Fundamental. O livro didático supracitado faz parte da coleção Estudar História: das origens do homem à era digital (2018), de autoria das pesquisadoras Patrícia Ramos Braik e Anna Barreto. Nossa análise partiu, inicialmente, da revisão teórica a partir de autores que abordam o livro didático como objeto de estudo e material de apoio a prática pedagógica. Para compor o referencial teórico, valemo-nos dos seguintes autores: Bittencourt, 2008; Cassiano, 2017; Choppin, 2004. A seguir, desenvolvemos uma análise aprofundada do capítulo 04 do livro didático selecionado, cujos pontos determinantes de observação foram o conteúdo textual, historiográfico, exercícios e os recursos visuais presentes na obra. Foi verificado, então, que o material estudado possui textos bem estruturados, com sugestões de leituras complementares e material audiovisual que estimulam a curiosidade investigativa e criativa dos educandos. Por fim, a parte final desse artigo tem como objetivo discutir as possibilidades de se trabalhar o capítulo analisado a partir da inter-relação entre conteúdo curricular e História Regional, explorando possibilidades e potencialidades por meio de um plano de ensino.

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Biografia do Autor

Daiana Junqueira Moreira, Universidade Federal Fluminense

Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2020; 2021). Possui especialização em Docência e Prática de Ensino em História (2022) e Educação Especial e Inclusiva (2022). Pós-graduada em Práticas Pedagógicas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2023). Tem experiência nas áreas de pesquisa em História Agrária, Regional e Ensino de História, atuando nos seguintes temas: História do trabalho rural; Movimentos sociais no campo; Educação e Currículo.

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Publicado

2024-04-29

Edição

Seção

Artigos