PESQUISA E O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: HISTÓRICO QUE DESTACA A DOCÊNCIA

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Resumo

A partir da indagação de como a pesquisa vem se constituindo no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), o presente artigo objetiva apresentar um panorama dessa trajetória. Para isso, através de uma metodologia que se constituiu por referências bibliográficas que trazem histórico desse Instituto, assim como por inter-relações com a legislação educacional e seus respectivos contextos, apresentamos dados organizados em três grandes momentos: o surgimento e a consolidação da educação física na UFF, a partir de 1975, através da criação de uma coordenação de educação física diretamente ligada à Reitoria; um segundo período que inicia em 1990 com a Especialização em Educação Física Escolar e segue até o ano de 2007, quando uma nova estrutura organizacional é abrigada no recém-criado Instituto de Educação Física e; por fim, o terceiro momento, de 2007 até 2020, o qual traz como marcos o início da Licenciatura em Educação Física, novos concursos para admissão de docentes e, comissões criadas para pensarmos a ampliação do realizado, através de um stricto sensu. As discussões e resultados indicam elementos para a continuidade de um trabalho institucional que evidência preocupações com a docência e, por se constituir em universidade pública federal, caracteriza-se pelo compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão em benefício da população em geral.

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Biografia do Autor

Rosa Malena de Araújo Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais da FFP/UERJ, integrando a Linha Políticas, Direitos e Desigualdades. Com ampla experiência na área da Educação, coordena o Curso de Especialização em Educação Física Escolar e lidera o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades), o qual desenvolve projetos com a rede pública de ensino, com pesquisas que priorizam os seguintes temas: corporeidades; experiências lúdicas; formação de professores/as; educação física escolar; educação de jovens e adultos. Como pesquisadora, integra o NEDEJA (Núcleo de Estudos e Documentação em EJA). É a atual secretária do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no Rio de Janeiro.

 

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Publicado

2020-12-15