Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Formatação

    Todos os textos deverão ser encaminhados em formato .doc; fonte Times New Roman; espaço entre linhas de 1,5; tamanho 12; parágrafo sem espaçamento; recuo de 1,5cm na primeira linha do parágrafo e 4cm nas citações diretas maiores de três linhas; texto justificado, conforme template; e não devem exceder o limite de cada seção, incluindo os títulos, resumos e três a cinco palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol), referências bibliográficas e notas (utilize a ferramenta “contar palavras”).
    Os artigos e as entrevistas deverão ter extensão entre 30.000 a 45.000 caracteres (incluindo espaços); ensaio máximo de 25.000 caracteres (incluindo espaços); resumos de dissertações e teses entre 5.000 e 7.000 caracteres (incluindo espaços); os demais textos, máximo de 10.000 caracteres (incluindo espaços). Nessa contagem, não entram os resumos e as referências. Os títulos e subtítulos e os resumos em português, inglês e espanhol. As margens devem seguir o seguinte formato: superior e inferior de 2 cm, esquerda e direita de 3 cm.
    Os títulos devem estar no início do arquivo, centralizados, em negrito e em caixa alta, não excedendo 200 caracteres, com espaços. Os resumos devem conter no máximo 500 caracteres com espaços, incluídas as palavras-chave, em tamanho 12, fonte Times New Roman, espaço simples entre linhas. O título “Resumo” deve anteceder o texto na primeira linha, em itálico e negrito, seguido de dois pontos, nos três idiomas. As palavras chave (de três a cinco) devem ser apresentadas imediatamente após o resumo.
    Os resumos de teses e dissertações devem ser precedidos de uma justificativa que segue a mesma formatação do resumo para as outras formas de publicação.
    Os subtítulos devem ser apresentados numerados em caixa alta e em negrito, imediatamente antes do texto, sem espaço de parágrafo e recuado 1,25cm. Uma seção secundária deve ser apresentada em caixa alta sem negrito, e a terciária deve ser apresentada em caixa baixa e em negrito. Ex:

    1 INTRODUÇÃO
    1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA
    1.1.1 Seção terciária

    Os textos deverão ser escritos de forma clara e fluente. Notas de fim devem ser utilizadas de forma pontual para informações e de caráter explicativo. O/A autor/a não deverá utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como: “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação” etc. Tais informações devem ser suprimidas e substituídas pela informação do sigilo. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
    Todas as notas devem ser inseridas no final do texto, após as referências, com fonte Times New Roman, corpo 10, espaço 1,0, justificado, conforme exemplo1. Não serão aceitas as expressões id, idem, ibid, ibidem, cf. em qualquer parte do texto, inclusive em notas de fim.
    Os textos poderão apresentar ilustrações, tabelas e figuras, desde que mantenham compatibilidade com o redator de textos, estejam nos espaços especificados e identificadas.
    As normas da ABNT devem ser consultadas caso não seja encontrado no presente modelo o exemplo necessário.
    Use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas na primeira ocorrência com a sigla entre parênteses e, subsequentemente, basta usar a sigla. Por exemplo, Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Números de um a dez devem ser escritos por extenso. Termos estrangeiros, nomes de obras (livros, periódicos, filmes, programas, por exemplo) devem ser marcados em itálico assim como as expressões et al. e In: utilizadas nas citações e referências.
    O arquivo não poderá exceder o limite de 2/5Mb incluindo as figuras.

  • Metadados

    Durante o processo de submissão dos textos, todos os metadados deverão ser devidamente informados, incluindo ORCID, endereço de E-mail, contatos telefônicos e instituição de origem. No caso de o texto ser apresentado por mais de um autor (máximo de cinco autores e pelo menos um deles com mestrado), os metadados dos coautores também deverão ser devidamente informados no ato da submissão. Caso o trabalho seja aprovado para publicação, a comissão editorial fará a inclusão dos dados do(s) autor(es) na seguinte ordem: 1) dados de identificação; 2) vinculação institucional; 3) ORCID; 4) E-mail. A inserção no sistema deverá ser realizada através de dois arquivos (templates): um com identificação e outro sem identificação.

  • Exemplo de citações

    Cada citação no texto deve corresponder a uma referência completa na lista final de referências. Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes na lista de referências.
    As citações diretas devem ser feitas na língua do artigo. No caso de citações em outras línguas, o autor deve traduzir e indicar ao final dela (tradução nossa).
    Citação indireta no corpo do texto, um autor ou entidade: (SOBRENOME, ano) ou (NOME DA ENTIDADE POR EXTENSO, ano);
    Citação indireta no corpo do texto, autores e obras distintas: (SOBRENOME, ano; SOBRENOME, ano);
    Citação indireta no corpo do texto, dois autores de uma obra: (SOBRENOME; SOBRENOME, ano);
    Citação direta até três linhas, segue no parágrafo, entre aspas: “Todos os textos enviados devem ter sido anteriormente submetidos a uma revisão criteriosa quanto às normas gramaticais da língua portuguesa e às normas da ABNT.” (SOBRENOME, ano, p. 00).
    Citação direta até três linhas com grifo do autor ou grifo nosso: “Todos os textos enviados devem ter sido anteriormente submetidos a uma revisão criteriosa quanto às normas gramaticais da língua portuguesa e às normas da ABNT” (SOBRENOME, ano, p. 00, grifo nosso).
    Para omitir parte de citação direta e nas intercalações, utilizar colchetes: “A Revista Fluminense de Educação Física [...] com publicações semestrais. De livre acesso, avaliada pelos pares, divulga produções na área de Educação Física em interface com as Ciências Humanas, Sociais e Biológicas [...]. Como objetivos principais: difundir, instigar e dar visibilidade à produção do conhecimento em educação física, para pensar e intervir na área através do ensino, da pesquisa e da extensão.” (SOBRENOME, ano, p. 00).
    Citação direta longa (mais de três linhas) deve ser destacada do corpo do texto, sem aspas:
    Utilize Times 11, espaço simples justificado com recuo de parágrafo à esquerda de 4cm. A citação direta é a reprodução exata de um texto. Caso o documento original contenha algum tipo de grifo, como uma palavra em negrito, em itálico ou sublinhado, a sua citação deve ter esse tipo de grafia, acrescentada com a observação “grifo do autor”. (SOBRENOME, ano, p. 00).

    As citações retiradas de entrevistas ou depoimentos realizados como coleta de dados para a pesquisa devem ser citadas da mesma forma.
    .

  • Ilustrações

    Devem ser numeradas sequencialmente, inscritas na parte superior, precedida da palavra que a caracteriza (tabela/quadro/figura), com um título por extenso inscrito no topo para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra “Fonte”. As tabelas/quadros não podem ser formatadas como imagens pois, o seu conteúdo deve fazer parte da contagem de palavras.

  • Figuras

    Todas as imagens, as figuras, as charges, os desenhos e as fotografias devem ser acompanhadas de documento de cessão de direitos, tanto do autor como daqueles que estejam visíveis nas fotos, mesmo as que circulam na Internet. Domínio público, vale esclarecer, só se configura quando o autor da imagem/foto for falecido há 71 anos ou mais (ver Lei n. 9.610/98).
    No caso da formatação das figuras (imagens, gráficos, esquemas ou outras ilustrações) deve-se utilizar as mesmas especificações do texto geral, referentes a posicionamento, tamanho das fontes, título e origem das informações (fonte dos dados). As figuras devem estar com resolução entre 200 e 300 dpi.

  • Resumos e resenhas

    Os textos enviados para as seções Resenhas e Resumos de Teses e Dissertações devem ser precedidos da referência completa do título resenhado/resumido. A autoria da resenha ou resumo será registrada apenas nos metadados da revista. Os resumos de teses e dissertações devem obrigatoriamente ter sido aprovados em banca de defesa e deve ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado em revistas, anais, livros ou qualquer outro meio de divulgação científico. Serão aceitos trabalhos com qualquer ano de publicação, desde que precedidos de uma justificativa da relevância de sua reapresentação no momento presente e contextualizada a edição da revista.

  • Processo avaliativo

    Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação física; 5) adequação ao foco e escopo da revisa; 6) ineditismo. Serão aceitos manuscritos produzidos por graduados e estudantes (graduandos e pós-graduandos) desde que sejam submetidos em coautoria com o/a professor/a-orientador/a portador/a do título de mestre ou doutor. Após aprovação, todos os arquivos serão convertidos em PDF, com numeração de página inicial e final, acompanhando a localização e sequência do artigo na revista.
    ATENÇÃO: Todos os textos enviados devem ter sido anteriormente submetidos a uma revisão criteriosa quanto às normas gramaticais da língua portuguesa e às normas da ABNT; os resumos devem ter suas normas gramaticais revisadas também em inglês e em espanhol.
    .

  • Referências

    A lista final de referências deve conter todos e exclusivamente os documentos citados no texto, conforme a NBR 6023/2018 Errata 1:2020, estar ordenada alfabeticamente e temporalmente quando forem obras do mesmo autor.
    As referências devem estar em Times New Roman 12 com espaço simples na mesma referência e um espaço de parágrafo (tecla enter) entre referências, alinhadas à esquerda. Deve se observar a marcação em negrito, específica para os nomes dos livros ou revistas conforme os exemplos que constam no final deste texto. Se o documento citado estiver online, obrigatoriamente seu link deve estar ativo e constar a data de acesso.

    Exemplos:
    ACCIOLY, Aluízio Ramos; MARINHO, Inezil Penna. História e organização da educação física e desportos. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, 1956.

    BRASIL. Decreto n.º 60.450, de 14 de abril de 1972. Regula a prática de educação física em escolas de 1º grau. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, v.126, n.66, p.6056, 13 abr. 1972. Seção 1, pt. 1.

    GOELLNER, Silvana. Mulher e Esporte no Brasil: fragmentos de uma história generificada. In: SIMÕES, Antônio Carlos; KNIJIK, Jorge. O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho. São Paulo: Aleph, 2004. p. 359-374.

    GOMES, Ivan Marcelo; PICH, Santiago; VAZ, Alexandrea. F. Sobre algumas vicissitudes da noção de saúde na sociedade dos consumidores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n. 3, p. 137-151, maio 2006.

    MARINHO, Inezil Penna. Introdução ao estudo de filosofia da educação física e dos desportos. Brasília: Horizonte, 1984.

    REZER, Ricardo (Org). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. 4ª. ed. São Paulo: Argos, 2005.

    SANTOS, Fernando Bruno. Jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de mudanças ocorridas no período de 1999 a 2002. 400 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física, UFRGS, Porto Alegre, 2005a.

    SANTOS, Fernando Bruno. Jogos intermunicipais do Rio Grande do Sul: uma análise do processo de mudanças ocorridas no período de 1999 a 2002. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: MFPA, 2005b. v. 1, p. 236 - 240.

    SILVEIRA, José Maria Ferreira. Sonho e conquista do Brasil nos jogos olímpicos do século XX. Correio do Povo, Porto Alegre, p. 25-27. 12 abr. 2003.

    STIGGER, Marco Paulo. Futebol de veteranos: um estudo etnográfico sobre o esporte no cotidiano urbano. Movimento, Porto Alegre, v. 4, n. 7, p. 52-66, 1997. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2367>. Acesso em: 05 mai. 2020.

    TANI, Go; MANOEL, Edison; KOKUBUN. Eduardo; PROENÇA, José Elias. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988..

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES AOS AUTORES E ÀS AUTORAS

 

A Revista Fluminense de Educação Física é uma publicação científica do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense, de acesso aberto e gratuito, com publicações semestrais e organizada em Seções Abertas (Artigos Originais; Relatos de Experiência; Ensaios; Resumos de dissertações e teses; Resenhas e Entrevistas) e Dossiês. Os textos destinados às seções deverão ser submetidos a apreciação pelo Sistema Eletrônico de Editoração (https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense), quando serão considerados os seguintes critérios: a) adequação ao escopo e às normas da Revista; b) texto inédito, com encaminhamento exclusivo para esta Revista; c) cumprimento das normas gramaticais da língua portuguesa; d) isenção na identificação de autoria do trabalho no corpo do texto e no arquivo a ser submetido, bem como da opção “propriedade” no editor de texto, garantindo o critério de sigilo conforme assegurado pela avaliação duplo cego; e) adequação e cumprimento à Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, referente à informação e documentação, adotando as edições mais recentes, a saber:

  1. a) NBR 6022- Artigo Científico;
  2. b) NBR 10520 – Citações;
  3. c) NBR 6023:2018 Errata 1:2020 – Referências;
  4. d) NBR 6028 – Resumo;
  5. e) NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento.

Acesse aqui os templates da revista.

 

Artigos

Trabalhos inéditos resultantes de pesquisa científica concluída ou em processo de elaboração. Sua estrutura deve conter pelo menos os seguintes itens: Introdução (justificativa e objetivo/s); Referencial teórico-metodológico; Desenvolvimento (revisão de literatura, resultados e discussões, podendo, também, incluir tabelas, gráficos ou figuras); Conclusão e Referências.

Relato de experiência

Refere-se às descrições de experiências relacionadas ao campo da educação física, destacando ensino, pesquisa e extensão ou com interfaces com outras áreas do conhecimento.

Ensaios

Artigos de revisão e/ou reflexão sobre um determinado tema, problematizando questões e apontando para possíveis conclusões e/ou novas interpretações, sem ter a necessidade de sustentação em base empírica e rigor metodológico.

Resenha

Trabalhos que apresentam comentários e avaliações críticas de livros, filmes, peças, coreografias ou outros produtos resultantes de reflexões acadêmicas, artísticas ou de outra natureza.  O/A autor/a apresentará as principais ideias e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático (práxis) da educação física

Resumo do trabalho final

Resumo do trabalho final.

Entrevistas

Produções com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, representantes de movimentos organizados (políticos, sindicais, estudantis entre outros), artistas e outras personalidades que contribuam para o debate da área de educação física. São privilegiadas as entrevistas decorrentes de resultados de investigações e experiências que possam contribuir para os avanços científicos do campo; promover reflexões críticas; abordar complexidades e problemas e ampliar os desafios da pesquisa. Seção pela qual a Revista Fluminense de Educação Física se propõe a manter um diálogo constante com a comunidade científica na qual está integrada, oportunizando a divulgação. A Comissão Editorial se reserva o direito de convidar autores para publicarem nessa seção, assim como se propõe a estimular a participação de outros que, porventura, queiram adentrar nos debates. E, como na Seção Dossiê, esses artigos passarão pelo crivo da própria Comissão Editorial

Dossiê

Espaço para abertura de número especial.  A submissão pode ser por envio de proposta à Revista Fluminense de Educação Física ou por convite da equipe editorial. Entretanto, tanto sua proposta quanto seus manuscritos estarão sujeitos à avaliação duplo-cego. Cada dossiê será composto de pelos menos 8 (oito) artigos, 2 (duas) resenhas, 1 (uma) entrevista, de no máximo 6 (seis) questões e 1 (uma) apresentação de até 10 laudas do(s) seu(s) organizador(es). As exceções serão apreciadas pela Editoria. O Dossiê, se aprovado, poderá, eventualmente, ser publicado como número especial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.