LIMITES E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE / UFF
Resumo
Esta pesquisa, resultante de tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal Fluminense/UFF, no ano de 2020, versa sobre formação de professores e educação inclusiva, considerando as experiências no curso de licenciatura em educação física da UFF. A problematização central foi: ‘Para que a formação do professor assume prioridade face à urgência de se enfrentar a violência e a manifestação do preconceito na escola?’ O referencial teórico-metodológico foi a Teoria Crítica da Sociedade, com base no pensamento de Adorno (2011) e comentadores contemporâneos. Participaram do estudo uma coordenadora, quatro docentes da disciplina ‘Pesquisa e Prática de Ensino’, onze professores egressos do curso e vinte e oito estudantes. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar a formação do professor de Educação Física, tendo como lócus o Instituto de Educação Física/IEF. A relevância desta discussão se encontra na perspectiva de pensar a formação no contexto da sociedade de classes, tal como seus limites e possibilidades.
Palavras-chave: Formação de professores. Educação Física Inclusiva. Violência Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.