TODOS JUNTOS SOMOS FORTES

A TRAJETÓRIA DA EXTENSÃO CIRCENSE NO CAMPUS DO PANTANAL DA UFMS

Autores

Resumo

apresentamos neste artigo as experiências vividas no Campus do Pantanal da UFMS, relacionadas às ações de extensão universitária que tiveram as Atividades Circenses como tema, com os objetivos de apresentar os desdobramentos dessas ações, relatar a experiência de acadêmicos/as que passaram pelas ações de extensão com o enfoque na formação pessoal e profissional e apresentar o que está sendo feito atualmente, com perspectivas futuras. Para tanto, analisamos 11 depoimentos de ex-participantes e 36 documentos. Os resultados indicam a importância tanto para a formação pessoal quanto profissional, desvelando para os participantes da pesquisa um leque de opções para modificar a Educação Física escolar. Dividimos as ações de extensão no CPAN em 03 projetos interdependentes que serão mantidos futuramente, com ampliação no atendimento à criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Zaim de Melo, UFMS

Licenciado em Educação Física (UNESP-RC), Mestre em Educação Física (USP), Doutor em Educação Brasileira (PUC-Rio). Docente do curso de Educação Física e do Mestrado em Estudos Fronteiriços. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo, Educação Física e Esporte (CLUCIEFE) e do Coletivo Circense "Los Pantaneiros".

Luis Bruno de Godoy, UNICAMP

Doutorando em Educação Física e Sociedade (FEF/Unicamp); Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA/Unicamp); Bacharel em Ciências do Esporte (FCA/Unicamp); mobilidade internacional pela Universidad Politecnica de Madrid (UPM) e Universidad de Santiago de Chile (USACH); Membro do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo e Educação Física (CLUCIEFE); Ator, palhaço (SATED) e professor de ensino básico; Idealizador da Inhouse - Clowns and Circus e da ONG Medicina do Riso.

Publicado

2024-04-26