CIRCO EM CONTEXTOS

RELATOS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS EM OFICINAS DE ATIVIDADES CIRCENSES

Autores

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de sistematizar conhecimentos sobre o processo pedagógico das atividades circense, a partir das experiências do projeto de extensão Circo em Contextos. Ao longo do ano de 2022 foram acompanhadas 66 oficinas de circo, cujas observações compuseram diário de campo para posterior análise. Entre os aspectos destacados encontram-se os aprendizados dos monitores, a importância da produção de materiais pelas crianças, as memórias construídas e expressadas por meio de desenhos e o envolvimento dos familiares em atividades com a intenção de reconhecerem os aprendizados construídos ao longo do ano. As oficinas provocaram a curiosidade e desafiaram a criar e aprender novas formas de se movimentar e se relacionar com a arte. Ainda, o projeto tem contribuído sobremaneira para a formação de estudantes dos cursos de graduação da UNICENTRO, em especial os estudantes de Educação Física, uma vez que lá encontram um laboratório para aprimorar o exercício da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Kronbauer, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Paraná, Brasil. Atua no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o projeto de extensão Circo em Contextos (UNICENTRO) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Contemporaneidade (UNICENTRO); é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História, Educação e Sociedade – HISTEDBR (UEPG).

Cristina Andrade Filus, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Paraná, Brasil. Estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO, Irati, Paraná, Brasil. Atua como professora no projeto de extensão Circo em Contextos (UNICENTRO); é pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Contemporaneidade (UNICENTRO).

Gisele Rafaela Baziewicz, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Estudante de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Irati, Paraná, Brasil. Atua como professora voluntária no projeto de extensão Circo em Contextos (UNICENTRO); é pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Contemporaneidade (UNICENTRO).

Publicado

2024-04-26