PSICOMOTRICIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA IMPLEMENTADA PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura, tem o objetivo de contribuir com a compreensão da importância estruturante da psicomotricidade trabalhada através da aula de educação física na primeira etapa da educação básica - a educação infantil. A infância é marcada por intensos períodos de desenvolvimento, cada fase engloba uma série de dinâmicas globais interligadas. O caráter dialético dessa relação biopsicossocial, faz com que o indivíduo se desenvolva sendo transformado pelo meio à medida que avança nos seus processos internos, consoante seu arcabouço estrutural biológico. Acompanhar esse movimento e implementar os estímulos é uma das tarefas centrais da psicomotricidade, que contribuirá com o nível de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. Negligenciar a importância do trabalho psicomotor na infância pode ter como desdobramento consequências negativas que afetarão a inclusão social, a gestão dos afetos, o domínio das atividades cognitivas, o sucesso escolar, dentre outras. Embora a premissa não seja determinista, é um risco. Sendo assim, dissertar sobre o papel da psicomotricidade na educação infantil é apontar à perspectiva da educação integral, pois ela é uma área interdisciplinar que reúne dialeticamente corpo, mente e emoções, e suas correlações com o desenvolvimento humano.
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