PSICOMOTRICIDADE COMO POLÍTICA PÚBLICA IMPLEMENTADA PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Resumo

O presente artigo, elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura, tem o objetivo de contribuir com a compreensão da importância estruturante da psicomotricidade trabalhada através da aula de educação física na primeira etapa da educação básica - a educação infantil. A infância é marcada por intensos períodos de desenvolvimento, cada fase engloba uma série de dinâmicas globais interligadas. O caráter dialético dessa relação biopsicossocial, faz com que o indivíduo se desenvolva sendo transformado pelo meio à medida que avança nos seus processos internos, consoante seu arcabouço estrutural biológico. Acompanhar esse movimento e implementar os estímulos é uma das tarefas centrais da psicomotricidade, que contribuirá com o nível de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. Negligenciar a importância do trabalho psicomotor na infância pode ter como desdobramento consequências negativas que afetarão a inclusão social, a gestão dos afetos, o domínio das atividades cognitivas, o sucesso escolar, dentre outras.  Embora a premissa não seja determinista, é um risco. Sendo assim, dissertar sobre o papel da psicomotricidade na educação infantil é apontar à perspectiva da educação integral, pois ela é uma área interdisciplinar que reúne dialeticamente corpo, mente  e emoções,  e suas correlações com o desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Cláudio Adão Moraes Andrade, Universidade Federal Fluminense

 

Cláudio Adão Moraes Andrade: Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Fluminense (IFF/PROFEPT)

 

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6251-5278

 

Resumo da Biografia 

Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Pós Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Coordenador do Plano Municipal de Educação do município de São João da Barra.

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Publicado

2025-03-14