UMA CONVERSA COM AÍDA DOS SANTOS – SUA HISTÓRIA E O SEU PROTAGONISMO NA CRIAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Abstract
Para início dessa conversa tomo de empréstimo as pesquisas de Caputo (2006), para dizer que a entrevista é um caminho de aproximação que se faz a partir de uma dada realidade, imersa em um determinado assunto e, contaminada por seu próprio olhar. Mas, será só isso? Pergunta-nos essa autora. Com ela fui refletindo e ampliando minhas concepções para compreender que “as palavras escapam e não é possível aprisioná-las a um conceito”. Assim sendo, “a entrevista se torna uma experiência. Uma experiência de olhar o mundo e ouvir o outro (CAPUTO, 2006, p.24).” Aqui me sinto honrada e grata por partilhar essa experiência com a mulher, atleta, professora Aída dos Santos. Se a experiência é, como nos diz Larrosa (2002), algo que nos afeta e nos
transforma, sinto-me tocada pela oportunidade desse encontro, ainda que virtual e em tempos difíceis de pandemia, que nos impõe esse distanciamento.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.