SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

CONSTRUÇÕES E RECONSTRUÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Autores

Resumo

O presente texto tem o objetivo de apresentar uma experiência pedagógica e formativa ocorrida em plena pandemia de covid-19, diante do modo remoto, e discutir as contribuições formativas da disciplina “Saúde, Sociedade e Educação Física”, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A metodologia de pesquisa consistiu na aplicação de questionários online por meio da plataforma Google Forms, observação participante e diário de campo. Os resultados apontam que a disciplina apresenta uma importante mediação formativa para as mudanças de concepção e ampliações dos olhares dos sujeitos acerca da temática saúde no âmbito do processo de formação de professores e professoras de Educação Física Escolar, contribuindo para novas perspectivas de ensino em sua atuação docente.

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Biografia do Autor

Rodrigo Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFS (PPGED/UFS) Linha de Pesquisa: Educação e Comunicação. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (DEF/UFS). Membro dos Grupos de Pesquisa Observatório da Mídia Esportiva (OME/UFS) e Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS).

 

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física/UFS. Aracaju – SE, Brasil. Também atua como pesquisador no Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Maria Edivania Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (2010); Pós-graduada em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício (2011) pela Universidade Gama Filho; Profissional de Educação Física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família NASF-AB (2012-2020); Atualmente é servidora pública Municipal - Professora de Educação Física do ensino fundamental II (2014); Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa (2015) pela Fundação Oswaldo Cruz; Especialização em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (2017) pela Fundação Oswaldo Cruz; Tutor Externo de Educação a distância do Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018-2020); Aperfeiçoamento em Psicomotricidade (2018) pela Faculdade Integrada de Araguatins; Especialização em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2019); Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2020).

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Publicado

2022-09-29 — Atualizado em 2022-09-29

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