CIRCO EM CONTEXTOS
RELATOS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS EM OFICINAS DE ATIVIDADES CIRCENSES
Abstract
Este trabalho teve o objetivo de sistematizar conhecimentos sobre o processo pedagógico das atividades circense, a partir das experiências do projeto de extensão Circo em Contextos. Ao longo do ano de 2022 foram acompanhadas 66 oficinas de circo, cujas observações compuseram diário de campo para posterior análise. Entre os aspectos destacados encontram-se os aprendizados dos monitores, a importância da produção de materiais pelas crianças, as memórias construídas e expressadas por meio de desenhos e o envolvimento dos familiares em atividades com a intenção de reconhecerem os aprendizados construídos ao longo do ano. As oficinas provocaram a curiosidade e desafiaram a criar e aprender novas formas de se movimentar e se relacionar com a arte. Ainda, o projeto tem contribuído sobremaneira para a formação de estudantes dos cursos de graduação da UNICENTRO, em especial os estudantes de Educação Física, uma vez que lá encontram um laboratório para aprimorar o exercício da docência.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.