POLÍTICA E EDUCAÇÃO: A QUESTÃO DA CULTURA NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES

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DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v8i11.40613

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os elos entre política e educação nos escritos de Gramsci. Acentua a relação entre política e cultura no contexto das relações de hegemonia, as suas características específicas e os caminhos possíveis para a construção de um projeto alternativo de sociedade. A dimensão política da educação define-se a partir da compreensão da hegemonia como uma forma de exercício do poder que se concretiza pelo equilíbrio entre coerção e consenso, domínio e direção intelectual e moral. Neste contexto, para as classes subalternas coloca-se a necessidade de elaborar e exprimir em nova linguagem a sua própria cultura como condição de emancipação política e como produção de sua própria identidade de classe.

Palavras chave: Hegemonia, política, cultura, educação.

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Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener

Graduação em filosofia, Mestrado em Educação, Doutorado em História. Docente do Mestrado e Doutorado em Educação da UTP-PR.

Referências

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