Edições anteriores

  • EDUCAÇÃO NA PANDEMIA III
    v. 11 n. 18 (2023)

    Terceiro Volume do Dossiê Educação na Pandemia. 

  • EDUCAÇÃO NA PANDEMIA II
    v. 11 n. 17 (2023)

    Segundo Volume do Dossiê Educação na Pandemia. 

  • EDUCAÇÃO NA PANDEMIA I
    v. 10 n. 16 (2022)

    No dossiê "Dossiê Educação na Pandemia" somos desafiados a refletir sobre como mesmo durante uma pandemia e em meio a ascensão neofascista ainda é urgente compreender os meandros da ação do capital sobre a educação e construir alternativas. De tal maneira, ultrapassando uma visão liberal-
    formal, que encaixa a educação na condição de formadora de “cidadãos” funcionais ao sistema hegemônico, criando condições materiais e políticas para a construção de uma educação dedicada a formar dirigentes políticos e, desta forma, construir uma sociedade radicalmente democrática.

    Em decorrência do grande número de artigos dividimos o dossiê em três volumes. 

     

  • CULTURA, EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA
    v. 10 n. 15 (2022)

    Há cinquenta e um anos Eduardo Galeano perguntava “¿El pasado es mudo? ¿O continuamos siendo sordos?”. Com essa pergunta-chave em mente o dossiê de En_Fil “Cultura, Educação, Arte e Política na América Latina: revisões analíticas e atualizações críticas” busca dar conta de atender ao menos em parte o que talvez o escritor uruguaio estivesse procurando quando publicou o emblemático “As veias abertas da América Latina”. Nesse contexto, mais especificamente, o dossiê se volta para os estudos teóricos e/ou relatos de experiência sobre a cultura em geral, as poéticas visuais, literárias e musicais, as artes cênicas, a educação estética e a política educacional na América Latina, abrindo-se para o debate sobre as grandes questões que neste século vêm se debruçando sobre a diversidade de questões tendo a inclusão social como referência.  

  • ESTUDOS DO CADERNO 13º DE GRAMSCI
    v. 7 n. 10 (2019)

    A presente edição da Revista Encontros com a Filosofia, a décima, tal como o seu sétimo número, é resultante de um curso ministrado pelo Prof. Dr. Giovanni Semeraro no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, tendo como objeto de debates o décimo terceiro dos Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci, desta vez, no segundo semestre de 2019.

    A persistência dos membros do Núcleo de Filosofia Política e Educação da Faculdade de Educação da UFF (NuFiPE/FEUFF) em estudar o Caderno 13 de Gramsci deve-se à atualidade de suas reflexões e direcionamentos metodológicos para pensar a política. Assim como o nosso sétimo número buscava pensar a realidade brasileira sob a ótica da reflexão carcerária gramsciana, no caso, em uma conjuntura de pós golpe e de avanço mais agressivo do neoliberalismo, o número atual tomará o mesmo ponto de referência para tratar das questões contemporâneas, depois que o projeto golpista triunfou nas urnas e avança na forma de um ultraliberalismo, culturalmente regressivo, entreguista da soberania nacional, destruidor do meio ambiente e que retira direitos sociais em favor do rentismo.

    Com isso, o caráter político das intervenções realizadas aqui adquire contornos mais nítidos, tanto nos conceitos e temáticas gramscianas abordadas, quanto nas referências empíricas à realidade política brasileira. Procuramos, modestamente, contribuir para a compreensão do momento atual sugerindo como lente as categorias de Gramsci, que nos permitem observar os fenômenos com uma clareza que, por vezes, nos surpreende pela sua potência heurística ainda hoje, passados mais de oitenta anos do desaparecimento do autor.

  • DEMOCRACIA: DILEMAS DA ATUALIDADE
    v. 5 n. 8 (2017)

    Nesta oitava edição da Revista Encontros com a Filosofia (En_Fil), apresentamos o Dossiê Temático “Democracia: dilemas da atualidade”. Diante da conturbada situação da política nacional, desde o golpe parlamentar de 2016 e a ascensão de uma ultradireita, o debate sobre a democracia se afirma como urgente.

  • GRAMSCI E A VONTADE COLETIVA
    v. 5 n. 7 (2017)

    Nessa edição da Revista Encontros com a filosofia, apresentamos o  Dossiê Temático “Gramsci e a vontade coletiva”. 

  • ENCONTROS COM A FILOSOFIA
    v. 4 n. 6 (2016)

    Diante do aprofundamento da crise política e econômica do Brasil, neste número da Revista resolvemos trazer algumas reflexões para contribuir com o amplo debate que se propaga no País. Em nosso Dossiê apresentamos um retrato dos fatos e de algumas situações que nesses últimos anos se agravaram e levaram a sociedade brasileira a um quadro de crise dos mais severos da sua história. Além de uma visão ampla do quadro econômico, focalizamos na Entrevista sobre o ajuste fiscal temas relacionados com a educação. Na seção Temas Diversos reunimos artigos que abordam questões filosóficas, históricas e políticas, indicando caminhos fundamentais de estudo e reflexão. E na parte Intercâmbio oferecemos um ensaio denso e original sobre a produção pós-fordista contemporânea, do Prof. Giuseppe Di Marco da Universidade Federico II de Napoli.

  • MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE
    v. 3 n. 5 (2015)

    No "Dossiê Modernidade e Pós-modernidade", este 5º número da Revista reúne algumas temáticas que foram tratadas na disciplina Tópicos Especiais em Filosofia moderna e seus desdobramentos no século XX, organizada e conduzida pelos Professores Martha D'Angelo, Giovanni Semeraro, Ronaldo Rosas e Marcos Marques, integrantes da Linha de Pesquisa "Filosofia, Estética e Sociedade" (FES) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFF.

    Além desses docentes, contribuíram à Revista textos elaborados por alguns orientandos de Pós-Graduação que se inscreveram na disciplina. Na secção "Temas Diversos" constam três preciosos artigos que se conectam com o conteúdo do Dossiê a partir do ponto de vista de diversos autores e de questões da atualidade. De acordo com a configuração dos números anteriores, aqui também, são apresentadas contribuições de autores que trazem problemáticas que refletem um olhar de outros países, neste caso, da Inglaterra e do Chile.

    Fecham a Revista uma importante entrevista sobre "Educação popular" com Padre Firmino Costa Martins e a tradução da brilhante conferência proferida pelo Prof. Domenico Losurdo no dia 23 de junho deste ano, na nossa Faculdade de Educação da UFF, quando da outorga do título Honoris Causa a ele conferido pela UFF.

  • ENCONTROS COM A FILOSOFIA
    v. 3 n. 4 (2015)

    Número 04, Fev de 2015.

  • ENCONTROS COM A FILOSOFIA
    v. 2 n. 3 (2014)

    Nesse número, apresentamos artigos que buscam os nexos entre cinema, filosofia e educação. 

  • ENCONTROS COM A FILOSOFIA
    v. 2 n. 2 (2014)

    A revista virtual En_Fil - Encontros com a Filosofia é uma publicação semestral do Núcleo de Filosofia, Política e Educação (NUFIPE) da Universidade Federal Fluminense, que reúne trabalhos apresentados no evento homônimo.

  • ENCONTROS COM A FILOSOFIA
    v. 1 n. 1 (2013)

    Nesse número inaugural da revista apresentamos uma pequena mostra dos trabalhos apresentados nos nossos Encontros. O projeto editorial da revista inclui contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que vêm participando de seminários, cursos de extensão e publicações do NUFIPE.